CASSILÂNDIA – Cassilândia recebe novidades importantes no setor avícola
A Casa do Trabalhador de Cassilândia e a Pluma Agroavícola se reuniram recentemente para discutir soluções que possam fortalecer ainda mais o mercado local. E tem novidade boa vindo por aí!
A Pluma Agroavícola, que é líder no setor de aves na América Latina, está dando um passo gigante rumo à expansão. Com um investimento de mais de R$ 30 milhões, uma nova unidade será construída na área rural de Cassilândia, sob a gestão do prefeito Rodrigo Freitas. Essa nova instalação será dedicada exclusivamente à produção de ovos.
Essa iniciativa vai trazer muitos benefícios para a cidade: a previsão é de gerar dezenas de empregos, impulsionar a economia local e consolidar Cassilândia como um destaque no setor avícola. Além disso, essa expansão reforça a importância do município como um polo de produção de ovos, um setor estratégico tanto para o Brasil quanto para o mundo.
A inauguração está prevista para o começo de 2026, e a Pluma reafirma seu compromisso com a excelência e o desenvolvimento da região. Com isso, Cassilândia está cada vez mais no mapa do progresso avícola !
NAVIRAÍ – Casa do Trabalhador de Naviraí realiza capacitação de costureiras e reunião do Projeto Jovem Aprendiz
A Prefeitura de Naviraí, por meio da Gerência de Assistência Social (GEAS) e da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, com apoio da Educação Permanente, concluiu nesta quinta-feira (03/07) o Curso de Corte e Costura Básico. Realizado em parceria com o Senar-MS/Sindicato Rural e Inovai, o curso de 4 dias formou alunas que, em sua maioria, não tinham experiência anterior em costura. O encerramento teve a presença de autoridades, Naiza Capuci Sacuno (Coordenadoria Políticas para as Mulheres), Representantes do SENAR-MS, Sindicato Rural, Educação Permanente e da técnica pedagógica do Inovaí.
“A vinda da empresa Nilcatex para Naviraí me despertou o interesse em buscar o curso de costura; futuramente, quero uma oportunidade nessa empresa”, destacou Elidalva Dias. O impacto do curso no cenário de desenvolvimento local estimulou o interesse em buscar capacitação. Importante lembrar que a Nilcatex é uma das primeiras empresas a inaugurar essa nova fase de desenvolvimento para Naviraí, no dia 23 de junho de 2025, em Naviraí.
A iniciativa da gestão municipal visa promover a autonomia e o desenvolvimento profissional. O projeto capacitou as participantes na produção de diversas peças, abrindo novas perspectivas para geração de renda em Naviraí.
Essa ação reforça o nosso compromisso da Prefeitura com o desenvolvimento social e a qualificação profissional. “O investimento em capacitação reflete a visão de um futuro próspero e alinhado ao ‘Compromisso com o Futuro!’ para as pessoas de Naviraí”, destacou o Prefeito Rodrigo Sacuno.
Ainda nesta semana, a Casa do Trabalhador de Naviraí e JBS Couros realizaram reunião de alinhamento para início do Projeto Jovem Aprendiz.
Ponta Porã – Casa do Trabalhador de Ponta Porã se reúne com prefeita e vice de Aral Moreira
Nesta semana, o gestor da Casa do Trabalhador de Ponta Porã, Álvaro Bittencourt esteve reunido com a prefeita de Aral Moreira Dra. Elaine Aparecida Soligo e a vice-prefeita Marines de Oliveira Costa.
Em pauta, foi a implantação de mais um ponto de atendimento da Casa do Trabalhador em Aral Moreira.
A população da cidade de Aral Moreira (MS) chegou a 10.748 pessoas no Censo de 2022, o que representa um aumento de 4,85% em comparação com o Censo de 2010. Foi distrito do município de Ponta Porã até 1976, ano do qual foi elevado à categoria de cidade.
Bataguassu – Rodada de Negócios conecta empreendedores e amplia oportunidades em Bataguassu
Evento com apoio da Prefeitura e do Sebrae/MS fortalece parcerias, incentiva novos investimentos e valoriza o empreendedorismo local.
Com a expectativa da instalação de uma das maiores indústrias de celulose do Brasil no município, a cidade de Bataguassu e região começa a viver um novo momento de transformação econômica. Como parte desse processo, foi realizada nesta terça-feira(15/07), a Rodada de Negócios que conecta Bataguassu e municípios vizinhos, uma iniciativa da MS Florestal, em parceria com a Prefeitura Municipal de Bataguassu, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETURD), e com o apoio do Sebrae/MS.
O encontro teve como foco aproximar pequenos e médios empreendedores da região com potenciais compradores e investidores, fortalecendo o relacionamento empresarial e fomentando a economia local.
Estiveram presentes no evento o vice-prefeito Cleyton Rodrigo, representando a prefeita municipal Wanderleia Caravina; o deputado estadual Pedro Caravina; a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Maria Elenir, a secretária de Infraestrutura, Eliane Oliveira, além de representantes do Sebrae/MS, equipe técnica da Prefeitura de Bataguassu, gestor da Casa do Trabalhador Thiago Natan Souza, colaboradores e gestores da MS Florestal e lideranças empresariais regionais.
Segundo o gerente de Relações Institucionais da MS Florestal, Bruno Madalena, o encontro busca aproximar pequenos e médios empresários, incentivando o diálogo e a colaboração entre os setores produtivos. “A Rodada de Negócios tem o propósito de criar conexões reais, ampliar o diálogo e impulsionar o desenvolvimento regional. Agradecemos à gestão municipal pela receptividade e parceria nesta construção conjunta por mais oportunidades, e ao Deputado Caravina pelo incentivo e apoio interestadual”, afirmou.
Durante o evento, o deputado estadual Pedro Caravina também reforçou o papel estratégico da união entre os setores público e privado no momento em que o município se prepara para o crescimento. “É claro que queremos ainda mais desenvolvimento, progresso e tudo o que uma cidade em crescimento pode oferecer; mas, acima disso, é preciso garantir e manter a qualidade de vida da população. Alterações legislativas vêm sendo realizadas para oferecer um melhor controle de investimentos. Os setores precisam estar alinhados para que alcancem juntos um eficiente desenvolvimento urbano, econômico e social. Todos têm muito a ganhar com organização, parceria e planejamento. Contem com nosso mandato enquanto representante do Estado”, declarou o parlamentar.
Caravina ainda lembrou que Bataguassu está entre os municípios que integram o Vale da Celulose, região reconhecida por meio de uma lei de sua autoria, que visa dar maior visibilidade e suporte aos municípios diretamente impactados pela cadeia da celulose — tanto pela instalação de fábricas como pelo plantio de eucalipto. A legislação busca garantir o reconhecimento institucional e o direcionamento de políticas públicas para os territórios que acompanham esse novo ciclo de desenvolvimento industrial.
Com informações da Prefeitura de Bataguassu
Casa do Trabalhador de Sidrolândia inicia ação da Inpasa com vagas disponíveis para Pessoas com Deficiência
Mais de 200 novas oportunidades de emprego estão abertas pela Inpasa em quatro Estados brasileiros. A companhia, que lidera a produção de etanol de grãos na América Latina, lançou neste mês uma ação que reforça seu compromisso com a inclusão e a igualdade de oportunidades para a contratação de Pessoas com Deficiência (PcDs).
Com início previsto para o dia 18 de julho, as ações ocorrerão em Sidrolândia (MS); Balsas (MA), no dia 22 de julho; Sinop (MT), no dia 23; Nova Mutum (MT), no dia 24 de julho; e Luís Eduardo Magalhães (BA) e Dourados (MS), no dia 25 de julho. As oportunidades abrangem setores técnicos e administrativos. As ações serão realizadas nas unidades do SENAI de cada cidade, com exceção de Sidrolândia e Dourados, onde ocorrerão na Casa do Trabalhador.
“Na Inpasa, todas as vagas são abertas para todas as pessoas, ou seja, todas as vagas que disponibilizamos também são para PcDs. Acreditamos que o que realmente importa são as competências, a formação e a capacidade de contribuir com o nosso time. Nosso papel é garantir que todos tenham acesso igualitário ao processo seletivo, respeitando as individualidades e oferecendo as condições necessárias para que cada candidato possa demonstrar seu potencial”, afirmou a supervisora de Recrutamento e Seleção da Inpasa, Yasmim Marana Marques de Araujo.
Todos os profissionais contratados terão acesso ao mesmo pacote de benefícios oferecido aos demais colaboradores efetivos da empresa, como: vale-alimentação, refeição na unidade, transporte ou vale-transporte, plano de saúde e odontológico via Unimed, acesso ao aplicativo Gympass, plataforma de educação continuada Edupass, Programa de Participação nos Resultados (PPR) e suporte psicológico e financeiro por meio do programa Orienteme.
Sobre a Inpasa
Fundada em 2006, no Paraguai, a Inpasa atua na produção de biocombustíveis, DDGS (Distiller’s Dried Grains with Solubles) e óleo vegetal. A companhia também gera energia elétrica a partir de diversas fontes de biomassa e placas solares.
Presente no Brasil desde 2018, com a instalação da primeira unidade em Sinop (MT), a empresa vem expandindo suas operações com plantas industriais em Nova Mutum (MT), Dourados (MS), Sidrolândia (MS) e Balsas (MA), além de um projeto em desenvolvimento em Luís Eduardo Magalhães (BA).
Com capacidade produtiva de 5,8 bilhões de litros de etanol, mais de três milhões de toneladas de DDGS, 245 mil toneladas de óleo vegetal e 1.513 GWh de energia elétrica, a empresa é reconhecida pelo uso de tecnologia de ponta, práticas sustentáveis e forte contribuição ao desenvolvimento regional por meio da geração de empregos e inovação no setor de bioenergia.
Com informações da Inpasa
Equipe da Funtrab realiza supervisão em nove Casas do Trabalhador no Estado

Funtrab realizou visitas técnicas em Dourados, Caarapó, Amambai, Naviraí, Mundo Novo, Iguatemi, Itaquiraí, Ivinhema e Eldorado
Nesta última semana, a supervisora do Trabalho da Funtrab Maria Zilda Lourenço e o técnico de Informática Alex Valensuela realizaram a supervisão em nove Casas do Trabalhador no Estado. Foram visitadas as Casa do Trabalhador de Dourados, Caarapó, Amambai, Naviraí, Mundo Novo, Iguatemi, Itaquiraí, Ivinhema e Eldorado.
A supervisora realizou a supervisão e orientações técnicas operacionais sobre o sistema Sine e o T.I. executou a migração da internet da Oi para a internet Sonda. Nesta semana, a equipe segue para mais visitas técnicas no interior do Estado.
Cláudia Yuri, Funtrab