Casa do Trabalhador de Paranaíba promoveu processos seletivos para Arauco, Way 112 e Abevê em setembro
Em um esforço para incentivar a geração de empregos locais, a Casa do Trabalhador de Paranaíba abriu nas últimas semanas, processos seletivos para três empresas de peso: Arauco, Way 112 e Abevê. Eram diversas oportunidades para profissionais com diferentes perfis e níveis de qualificação.
No âmbito dos processos seletivos da Way 112**, estavam disponíveis as seguintes vagas: Motorista de ambulância (com curso de socorrista); Motorista de guincho leve e pesado (CNH categorias D e E); Resgatista (com curso de Atendimento Pré-Hospitalar) e Operador de pedágio
A Arauco já tem histórico de realizar processos seletivos em Paranaíba, frequentemente em parceria com a estrutura local de intermediação de emprego. Em anos recentes, a empresa já ofertou dezenas de vagas em operação florestal e logística em municípios do interior do Mato Grosso do Sul.
Para o processo seletivo da Abevê, as oportunidades englobaram funções no setor de comércio/logística: Auxiliar de depósito; Operador de caixa; Operador de loja (mercearia) e Conferente de mercadorias.
Situada na Praça da República, S/N, no segundo piso do Shopping, a Casa do Trabalhador é intermediadora do processo, organizando os cronogramas, providenciando espaço para as entrevistas e divulgando as etapas aos candidatos locais.
A expectativa é que esses processos seletivos de setembro fomentem o mercado de trabalho local, movimentem a economia e criem novas possibilidades para quem está à procura de recolocação profissional na região.
Mutirão leva serviços de emissão e atualização de documentos à população de Caarapó
Na manhã do dia 16 de setembro de 2025, o Centro de Múltiplas Atividades, em Caarapó/MS, recebeu um mutirão de cidadania voltado à emissão e atualização de documentos essenciais para a população. A iniciativa disponibilizou, das 8h às 12h, serviços como a emissão e atualização do CPF, a atualização do Cadastro Único (CadÚnico) e o acesso à Carteira Digital.
O evento teve como objetivo facilitar o atendimento à comunidade, garantindo o acesso a direitos básicos e promovendo a inclusão social. A ação reuniu profissionais capacitados para orientar e atender os cidadãos de forma ágil, assegurando a regularização documental necessária para acesso a benefícios sociais, programas governamentais e serviços digitais.
De acordo com os organizadores, o mutirão foi uma oportunidade importante para que moradores de diferentes bairros e comunidades da região resolvessem pendências documentais em um único local, sem a necessidade de deslocamentos adicionais.
Além de oferecer praticidade, o evento teve a participação da Casa do Trabalhador de Caarapó e reforçou o compromisso das instituições parceiras em aproximar os serviços públicos da população, fortalecendo a cidadania e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida no município.
Casa do Trabalhador de Bataguassu inicia o curso de “Fundamentos de operador de colheitadeira florestal”
Depois de quase 200 inscritos e após processo seletivo, foi iniciada a nossa turma do curso “Fundamentos de operador de colheitadeira florestal”, em Bataguassu.
Na abertura das aulas foi explanado para os alunos que o Curso é oferecido pela Funtrab, através do programa MS Qualifica.
A qualificação é o portal das oportunidades no mercado de trabalho.
O curso de Operador de Colheitadeira Florestal é ofertado pela Funtrab, por meio do programa MS Qualifica, executado pelo Senai na Escola Técnica Profissionalizante, reafirmando o compromisso com a geração de oportunidades e o desenvolvimento profissional em Bataguassu, trabalhando efetivamente na geração de emprego e renda.
“Estamos muito felizes e motivados em iniciar essa jornada com vocês ! Sabemos que a qualificação profissional é um portal de entrada para o mercado de trabalho, e é por isso que cada passo aqui tem um propósito: abrir portas e transformar realidades “, afirma o gestor da Casa do Trabalhador de Bataguassu, Thiago Natan Souza.
Casa do Trabalhador prestigia “Prefeitura Mais Perto de Você” que leva atendimento e lazer à comunidade da Ferroviária
O projeto “Prefeitura Mais Perto de Você” iniciou nas últimas semanas (11/09), uma série de ações voltadas à comunidade da região da Ferroviária, em Ponta Porã. A iniciativa leva atendimento em diversas áreas, serviços públicos essenciais e opções de lazer, promovendo a aproximação entre a administração municipal e os moradores.
Na abertura, a secretária de Governo e Comunicação, Paula Consalter Campos, destacou o compromisso da gestão do prefeito Eduardo Campos com o cuidado e o respeito às pessoas. Ela relembrou a conversa com dona Rosana, comerciante da região, que relatou dificuldades em ter acesso a serviços básicos como energia e água, além do medo constante de ser desalojada.
A secretária ressaltou ainda que o projeto conta com apoio de instituições parceiras, como Exército, Sanesul, UFMS, IFMS e Uniderp, além da Câmara Municipal de Vereadores, fator essencial para a execução das ações.
O presidente da Câmara, Agnaldo Pereira Lima, também frisou a importância da união entre poderes para atender a comunidade. “Já ouvi críticas de que estaríamos institucionalizando invasões. Não é verdade. Estamos garantindo dignidade. Hoje, com união, podemos buscar soluções. O prefeito atua em Brasília e nós, vereadores, damos suporte local. A meta desta ação é atender cerca de 1.800 pessoas com saúde, educação, esporte e lazer”, destacou.
Entre as autoridades presentes estavam o vice-prefeito Patrick Derzi, os vereadores Agnaldo Pereira Lima, Marcelino Nunes, Subtenente Morinigo, Gabriel Arce, Lourdes Monteiro e Biro Biro; além de secretários municipais como Wesley Tolentino de Souza (Administração), Cândinho Gabínio (Segurança), Angela Derzi (adjunta), Dilma da Silva Leite (Cidadania e Inclusão Social), Raquel Lageano Quintino (Desenvolvimento Integrado), Joanilson Zeferino dos Santos (Obras e Urbanismo), Daniel Lima Kayatt (Saúde), Luciana Chaves de Lima (Habitação) e Ricardo Torraca (Esporte e Lazer), Thiago Vedana (Meio Ambiente), Raphael Modesto (Procurador Geral do Município), Alvaro Bitencourt( Casa do Trabalhador), entre outros.
O trabalho reforça o compromisso da gestão municipal em oferecer serviços de qualidade e construir soluções que melhorem a vida da comunidade da Ferroviária.
Casa do Trabalhador de Três Lagoas realiza entrevistas para Metalfrio Solutions
Na manhã desta sexta-feira (26/09), a Casa do Trabalhador de Três Lagoas promoveu mais um processo seletivo, abrindo portas para quem busca recolocação no mercado de trabalho. A seleção aconteceu das 8h às 11h, no prédio localizado na Rua Dr. Munir Thomé, nº 86, no centro da cidade.
Foram oferecidas vagas para diferentes funções, atendendo a candidatos com variados níveis de escolaridade. As oportunidades disponíveis eram para **Operador de Produção** (ensino fundamental completo), **Operador de Máquinas** (ensino médio completo) e **Auxiliar de Serviços Gerais – Jardinagem** (ensino fundamental completo).
Além da remuneração fixa, a empresa contratante anunciou benefícios atrativos, como cartão alimentação, participação nos resultados, refeição no local, transporte fretado, convênios médico, odontológico e farmacêutico, além de seguro de vida, cooperativa de crédito, desconto em instituições educacionais e acesso ao **TotalPass**, programa que garante uso de academias credenciadas.
Os interessados precisaram apresentar currículo, documentos pessoais e CNIS (extrato previdenciário).
A iniciativa reforça a importância da Casa do Trabalhador como elo entre empresas e a comunidade, facilitando o acesso a novas oportunidades de emprego e garantindo maior visibilidade aos candidatos.
MS Qualifica inicia novos cursos em Cassilândia e abre oportunidades para a população
Na última segunda-feira (15/09), tiveram início em Cassilândia dois importantes cursos de capacitação profissional, oferecidos pela Casa do Trabalhador – órgão vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente – por meio do programa MS Qualifica, uma parceria entre Funtrab, Senai e prefeituras municipais do Mato Grosso do Sul. As aulas acontecem na escola CMEIC, localizada no bairro Vila Imperatriz.
Foram abertas duas turmas: o curso Fundamentos de Operador de Colheita Florestal, com 21 alunos, no qual os participantes aprenderão técnicas relacionadas ao uso de máquinas, segurança no trabalho e boas práticas de manejo sustentável; e o curso de Auxiliar de Redes e Distribuição de Energia, com 17 alunos, que irá preparar os estudantes para atuar na manutenção, instalação e operação de sistemas de energia elétrica, com foco em segurança e eficiência.
A abertura dos cursos contou com a presença do Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Cassilândia, Edson Bobadilha; da Chefe de Gabinete do Prefeito Rodrigo Freitas, Nayara Modesto; da Diretora da Casa do Trabalhador, Hidelma Dutra; da Coordenadora Pedagógica do Senai MS, Regina Castilho; e da servidora da Casa do Trabalhador, Leidiany Candeias.
Na ocasião, o secretário Edson Bobadilha destacou a relevância da qualificação profissional nessas áreas: “A Casa do Trabalhador está rotineiramente anunciando vagas para estas formações aqui no nosso município”. Já a diretora Hidelma Dutra lembrou que o critério da Funtrab para definir os cursos foi justamente a alta demanda e a falta de profissionais qualificados para ocupar essas vagas.
O MS Qualifica é um programa do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul que, em parceria com o Sistema S e as prefeituras municipais, oferta cursos gratuitos de capacitação em diversas áreas, com o objetivo de ampliar as oportunidades de emprego e fortalecer o desenvolvimento econômico regional.
Casa do Trabalhador de Ponta Porã cadastra indígenas para embarque para a colheita da maçã em Muitos Capões/RS
Nesta semana, a Casa do Trabalhador de Ponta Porã organizou o cadastro de indígenas para atuar na colheita de maçãs em Muitos Capões /RS pela empresa Varaschin.
Essa iniciativa visa proporcionar trabalho e renda para as comunidades indígenas, além de atender à demanda da empresa por mão de obra durante a safra, destacando-se a importância da colaboração entre diferentes setores para promover o desenvolvimento econômico e social na região.
O trabalho na cadeia produtiva da maçã consiste em duas etapas: primeiro acontece a poda e o raleio; depois, a colheita, a seleção e o encaixotamento das frutas. As contratações também podem se estender para outras ocupações da atividade, como operadores de máquinas, tratoristas, dentre outras.
A Fundação do Trabalho (Funtrab) é responsável pelo cadastro, intermediação de mão-de-obra e encaminhamento ao trabalho. Desde 2015, o Governo do Estado, por meio da Funtrab, vinculada à Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), assumiu a função de cadastro e encaminhamento dos indígenas para as empresas integrantes do setor produtivo da cultura da maçã da região Sul do país.
Programa Saúde do Homem e da Mulher Rural atende 300 pessoas em Cassilândia
O Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS realizou, nesse sábado (20/09), o Programa Especial Saúde do Homem e da Mulher Rural. A ação aconteceu na Secretaria Municipal de Saúde, região central de Cassilândia. O evento atendeu 300 pessoas com procedimentos, como consultas, coletas de preventivos e exames.
“Esse programa tem o objetivo de conscientizar o homem e a mulher do campo, produtores e o trabalhadores rurais, do cuidado de sua saúde e de seu bem-estar”, afirmou o Secretário de Saúde do municipio, Lucas Tenório.
O presidente do Sindicato Rural de Cassilândia, Adenilson Pereira [Bituca] de Camargo, falou que essa parceria com o Senar/MS, ajuda na alta demanda nas unidades de saúde do município”.
Para o prefeito municipal, Rodrigo Freitas, ações como o programa do Senar/MS melhoram a qualidade de vida da população. “São de parcerias assim que precisamos para solucionar os problemas do município e estamos trabalhando para trazer o melhor a todos”.
Campanha
A Campanha foi em parceria com a Secretaria de Saúde, SENAR/MS e o Sindicato Rural de Cassilândia, e ofereceu mais de 300 atendimentos à população. “Foram disponibilizadas consultas nas especialidades de urologia, ginecologia, oftalmologia, pediatria, dermatologia e clínica geral, garantindo acolhimento e cuidado em diversas áreas da saúde”, explicou Lucas Tenório.
Temos a honra de sermos uma equipe comprometida em agregar, somar e levar mais saúde para a nossa comunidade.
A Campanha de Saúde do Homem e da Mulher Rural tem como objetivo promover o cuidado com a saúde e o bem-estar de pessoas que vivem em áreas rurais, frequentemente com acesso limitado a serviços médicos. Uma campanha como essa pode abordar questões de prevenção, diagnóstico precoce e cuidados contínuos, levando em consideração as necessidades e as especificidades das populações rurais.
Super Feirão de Empregos oferece mais de 150 vagas neste sábado em Ribas do Rio Pardo
A população de Ribas do Rio Pardo terá uma grande oportunidade neste sábado (27/09), com a realização do Super Feirão de Empregos JSL, que disponibilizará mais de 150 vagas de trabalho em diversas áreas.
O evento acontece das 8h às 12h, na Casa do Trabalhador, localizada na Rua Cornélia Anconi Bunazar, 1638, bairro Vista Alegre.
Entre as oportunidades oferecidas, estão cargos para:
- Motoristas de veículo leve, ônibus, tritrem e van
- Operador de empilhadeira e de grua
- Ajudante de manutenção
- Mecânico de veículos
- Borracheiro
- Eletricista
- Soldador
A iniciativa é realizada pela JSL, em parceria com a Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), a Secretaria Municipal de Promoção Econômica (SEMP), a Sala do Empreendedor e a Prefeitura de Ribas do Rio Pardo.
O feirão tem como objetivo aproximar empresas e candidatos, promovendo geração de emprego e renda no município.
Casa do Trabalhador de Itaquiraí realizou abertura do Curso Pacote Office
A Prefeitura Municipal de Itaquiraí, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo / Casa do Trabalhador, em parceria com o SENAC, Funtrab, SEMADESC e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, iniciou o Curso Profissionalizante de Pacote Office, integrante do Programa MS Qualifica.
O período será de 22 de setembro até 11 de novembro, das 18h30 às 22h00, na Escola Estadual José Juarez Ribeiro de Oliveira
As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas, exclusivamente, pela plataforma oficial: www.msqualifica.ms.gov.br
Cassilândia recebe curso gratuito de ‘Fundamentos básicos de magarefe’ pelo programa MS Qualifica**
A população de Cassilândia terá a oportunidade de se qualificar gratuitamente para o mercado de trabalho por meio do curso “Fundamentos Básicos de Magarefe”, promovido pelo programa **MS Qualifica – Para um Novo Futuro.
A capacitação é presencial e conta com carga horária de 160 horas, acontecendo no período de 23 de setembro a 17 de novembro, sempre no período noturno. As aulas serão realizadas na Escola Cmeic, localizada na Rua Abadia Augusta de Oliveira, nº 178, Bairro Vila Imperatriz.
O curso gratuito e está com pré-inscrições abertas, sendo uma oportunidade para quem busca inserção ou recolocação profissional no setor frigorífico, uma das áreas que mais gera empregos na região.
Com foco em preparar mão de obra qualificada, o programa MS Qualifica reforça o compromisso do Governo do Estado em ampliar o acesso à educação profissional, incentivando a geração de emprego e renda.
Parceria do CEEP e Casa do Trabalhador de Dourados oferece empregos
Mais de 100 vagas oferecidas, uma fila de interessados. Esses foram os primeiros resultados, positivos, da Ação de Empregabilidade realizada na noite desta terça-feira (23), no CEEP, o Centro Estadual de Educação Profissional, em parceria com a Funtrab (Fundação do Trabalho de MS) para contratação imediata de mão-de-obra visando suprir as necessidades do comércio em Dourados.
A proposta, estimulada pelo Governo do Estado, através da SED (Secretaria de Educação) e a Semadesc (de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), por meio da Funtrab, levou até à escola alunos que já haviam concluído alguma modalidade dentre as inúmeras fornecidas para a capacitação profissional que, além de reverem monitores e orientadores, encontraram com matriculados atuais e, mais ainda, com empresas oferecendo emprego.
“Conclui aqui um curso voltado para a área do comércio e um de inglês e estou procurando algo onde possa me encaixar pela manhã, desde que não prejudique a minha faculdade, na área de comunicação visual”, disse João Felipe, perto de completar 21 anos de idade.
De acordo com a professora Alini de Lima Nolasco, diretora do CEEP, a proposta surgiu de uma conversa com o gestor da Funtrab em Dourados, Clécio Tina, e o interesse já demonstrado por egressos e atuais alunos dos cursos de formação profissional. O Centro já conseguiu encaixar dezenas de formandos no mercado de trabalho.
Lisanip Aray, venezuelana radicada no Brasil há 4 anos, disse ao Douranews que chegou via Roraima e procurou se especializar em alguma atividade que pudesse gerar emprego. Depois de participar da entrevista com gestores do grupo JBS e do supermercado Fortaleza, ela passou na secretaria do CEEP para retirar o diploma do curso que concluiu como cuidadora de idosos.
“Quase a totalidade das pessoas que se formam nessa área conseguem emprego imediato”, revelou a diretora do Centro de Educação Profissional. A Funtrab também pretende levar essa ação a mais estabelecimentos, envolver mais empresas e pessoas “porque diariamente a gente forma um cadastro de ofertas nunca inferior a 200 vagas”, disse o gestor.
Com informações do Douradosnews
Cláudia Yuri, Funtrab