Semana: 22/11/2024 a 25/11/2024
RIO VERDE DE MT: A planta frigorífica Braz Frig é um frigorífico que será reativado em Rio Verde de MT/MS. A empresa Braz Frig adquiriu a planta do antigo frigorífico Vale Verde e, com o apoio da Prefeitura e Governo do Estado, pretende reativar as operações. Segundo o gestor da Casa do Trabalhador de Rio Verde, o investimento menor para exportação, vai gerar em média de 450 empregos.
A inauguração da planta frigorífica Braz Frig deverá trazer benefícios para a região, como: fortalecimento da economia, geração de empregos, valorização do produtor rural, aumento da renda para os habitantes do município, impulso ao desenvolvimento econômico e social da região.
CASSILÂNDIA : Iniciado em maio de 2024, o ciclo do projeto “Jovem de Futuro”, programa em parceria com a Casa do Trabalhador de Cassilândia, a indústria Prima Foods (frigorífico) e a Fundação Maçônica realizou o encerramento do curso de mais uma turma. O projeto visa a inserção de jovens (18 a 22 anos de idade) que cursam o ensino médio ou já concluíram, no mercado de trabalho.
A jornada do jovem aprendiz no Programa, se divide em 70% de aprendizagem prática na empresa e 30% de aprendizagem teórica na entidade formadora Fundação Maçônica Manoel dos Santos. O objetivo da aprendizagem é para o jovem à porta de entrada no mundo do trabalho e para a empresa, a oportunidade de qualificação profissional do seu próprio banco de talentos, garantindo assim ao final desse processo, o máximo de empregabilidade pós-aprendizagem.
O êxito do Projeto aconteceu devido ao empenho da gestão da Casa do Trabalhador de Cassilândia juntamente com o apoio da Prefeitura Municipal, que tentam sempre trazer para os jovens mais oportunidades, tanto de empregos quanto de cursos profissionalizantes à população cassilandense.
CAARAPÓ: Neste final de semana, Caarapó recebeu a 5ª edição do ‘Programa MS em Ação: Segurança e Cidadania’, que tem por objetivo levar mais de 40 serviços gratuitos aos povos indígenas da aldeia Te’yíkue e região. A ação coordenada pela Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) e pela SEC (Secretaria da Cidadania) será realizada na Escola Estadual Indígena Yvy Poty.
No sábado (23) e domingo (24), a população indígena teve acesso a uma ampla gama de serviços gratuitos disponibilizados pelos mais de 40 parceiros. Desde a emissão de documentos pessoais como Carteira de Identidade, CPF e Carteira de Trabalho, bem como solicitação de benefícios junto ao INSS, casar ou divorciar, passar por consultas com dentistas e médicos especialistas, vacinação e orientações da correta escovação e higiene bucal e até massagens.
Na oportunidade, os moradores da aldeia Te’yíkue ainda puderam solucionar conflitos, já que estavam presentes na ação a Defensoria Pública, a Delegacia de Polícia Civil de Caarapó e a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), com registros de ocorrências e oitivas, além dos alunos do curso de Direito da UEMS, com orientações jurídicas à comunidade.
Foram parceiros da 5ª edição do MS em Ação: Segurança e Cidadania, a prefeitura Municipal de Caarapó, as faculdades Insted e UEMS, ABO/MS, Detran/MS, Cetran/MS, Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde de Caarapó, Anoreg, Ministério Regional do Trabalho e Emprego, Funtrab, Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul, Defensoria Pública da União, Funai, Secretaria de Estado da Fazenda, Secretaria de Estado de Saúde, DSEI, SESAI, Polícia Científica – Instituto de Identificação Gonçalo Pereira, Receita Federal, INSS, Defensoria Pública Estadual, Ministério Público Estadual, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, DEAM, DOF, BOPE, Corpo de Bombeiros Militar, Coordenadoria-Geral de Policiamento Aéreo da Sejusp, Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária, Senai, Famasul/Senar, Observatório da Cidadania, Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, Subsecretaria de Políticas Públicas para Juventude, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Fudesporte e Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.
DOURADOS: Os beneficiários do Mais Social por meio de uma parceria entre Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos) e Funtrab puderam realizar os seguintes cursos neste mês de novembro:
Dicas de Maquiagem( 8h) – 18 e 19 de novembro / noturno
Preparo de Bolos caseiros (4h) – 18 e 21 de novembro / noturno
No pólo Senac, o Workshop: ‘Técnicas Básicas de Design de Sobrancelha’ (8h) – 21 e 22 de novembro / noturno
Noções de oratória, gestos e postura (4h) – 25 de novembro / noturno
Já o Senar / Dourados promoveu na sexta-feira(22), a conclusão do curso Análise e classificação de grãos (soja e milho).
COSTA RICA: Nesta segunda-feira(25/11), a Casa do Trabalhador de Costa Rica junto à Usina Átvos realizou o processo seletivo para trabalhadores na área de Defensivos.