Sob a organização da Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul), em parceria com a Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), o 1º Fórum Estadual de Gestores do Trabalho, Emprego e Renda Fórum acontece nesta sexta e sábado (05 e 06/09) no Senac Hub Academy. Reúne gestores, especialistas e autoridades para debater políticas públicas de empregabilidade, inovação tecnológica e estratégias de desenvolvimento do mercado de trabalho.
Um dos destaques desse Fórum foi o lançamento do Voucher Qualificação, iniciativa que representa a ampliação do Programa Estadual de Trabalho, Emprego e Renda, o MS Qualifica. O Voucher Qualificação realizou a contratação de novas ações de qualificação profissional nos setores do comércio e da indústria, em parceria com o Senac e o Senai. Nesta etapa, serão 88 cursos, atendendo 1.420 pessoas em 27 municípios. O ato contou ainda com a presença de Tiago Oliveira Motta, do Ministério do Trabalho; Márcia Amaral, prefeita de Brasilândia; e Rodolpho Caesar Mangialardo, diretor-regional do Senai, que também participaram da assinatura do termo.
Na abertura do evento, o governador Eduardo Riedel ressaltou que a integração entre políticas sociais e iniciativas de empregabilidade é essencial para que as oportunidades cheguem a quem mais precisa. Riedel falou sobre o evento como resultado das “dores do crescimento” do Estado, sua economia se diversificou e gerou tantas vagas de trabalho, hoje precisa qualificar pessoas para ocupar as vagas remanescentes. O Estado ainda tem grupos muito específicos de pessoas sem acesso ao mercado de trabalho, que são os jovens que não concluíram o Ensino Médio e precisam de qualificação e as mães que não têm com quem deixar seus filhos pequenos. “Por isso, creche, escola e área social precisam caminhar juntas com a empregabilidade. Esse esforço integrado é o que permite entregar melhores resultados à população. Saibam que o trabalho de vocês é valorizado e está fazendo diferença para Mato Grosso do Sul”, concluiu.
Palestra sobre políticas públicas para o desenvolvimento sustentável com foco no trabalho e empreendedorismo
O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) Jaime Verruck explicou que o sucesso das políticas de geração de emprego no Estado se dá graças à parceria entre o Poder Público e o setor privado.
Ele destacou que Mato Grosso do Sul ocupa
1º LUGAR:
- em crescimento da indústria de transformação +68% de 2010 a 2020′
- em mobilidade social
- maior percentual de pessoas que moram em ruas com árvores
- em logística reversa de embalagens material pós
consumo (1a,14 kg do material reciclado por hab.)
2° LUGAR :
- em números de municípios mais ricos do agro (14 entre 100)
- capital do brasil com maior índice de progresso social
- capital com maior percentual de pessoas 25+ com ensino superior (26,6%)’
- em capital humano
3º lugar :
- com a menor taxa de extrema pobreza
O secretário citou o Programa Voucher Transportador, que possibilitou a centenas de motoristas serem habilitados com a Carteira D e E para conduzir veículos pesados (ônibus, carretas e reboques), atendendo a uma demanda do setor de transportadoras do Estado.
“A segunda fase do MS Qualifica busca segmentar a formação e oferecer oportunidades especialmente para jovens de 18 a 24 anos. Nosso objetivo é disponibilizar vagas de qualificação alinhadas ao crescimento do Estado e fortalecer as Casas do Trabalhador como centros de apoio à empregabilidade”, afirmou.
O diretor do Ministério do Trabalho e Emprego, Tiago Motta, concordou integralmente com o governador e elogiou as políticas públicas de Mato Grosso do Sul para o setor. “Vim conhecer agora o Estado e tive a oportunidade de ver o trabalho que o Governo faz aqui, através da Funtrab. E as políticas que são realizadas aqui estão 100% alinhadas com o que o Governo Federal vem preconizando, que é o adensamento das políticas de empregabilidade como um corpo único. Ou seja: o trabalhador não só precisa de qualificação, mas de emprego, de ingresso no mercado de trabalho”, disse.
Ao lembrar o índice 2.9% de pessoas desempregadas e pouco mais de 11% de pessoas em atividades de subocupação no Estado, Motta ressaltou que esses números estão bem abaixo da média nacional, o que denota o sucesso do modelo adotado em Mato Grosso do Sul que deve ser seguido. Já em relação ao jovem, ele entende que esse grupo “está precisando de escolarização e de qualificação social e profissional como o que vocês vêm oferecendo”, e a política voltada às mães “a gente debate há muito tempo para fazer a inclusão das mulheres no mercado de trabalho”. Motta lembrou que se o Estado não consegue oferecer um suporte para as mães, como uma creche, por exemplo, elas são excluídas do mundo do trabalho.
A diretora-presidente da Funtrab, Marina Dobashi, reforçou que a qualificação profissional é um dos eixos da Política Estadual de Trabalho, Emprego e Renda, lançada em 2023. “Agora, nesta segunda fase, estamos aplicando R$ 3 milhões em 27 municípios, com 1.420 vagas em 88 cursos. A ideia é que a população seja capacitada nas áreas em que há vagas abertas, garantindo inclusão pelo trabalho. São cursos rápidos, de 100 a 160 horas, e a expectativa é que os formados já saiam praticamente empregados”, ressaltou.
Os eixos de qualificação são: administração & TI, Construção Civil, Indústria & manutenção, Elétrica & energia, Agro & florestal, Alimentos e Marcenaria & mobiliário. Dentre as cidades atendidas estão: Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá, Ponta Porã, Sidrolândia, Ribas do Rio Pardo, Paranaíba, Coxim, Costa Rica, Naviraí, Maracaju, Jardim, Aquidauana, entre outras.
Neste sábado(06/09), segundo dia do Fórum, será exclusivo para servidores que atuam no Sistema Nacional de Emprego (Sine/MTE), com capacitações técnicas e oficinas práticas sobre novos serviços, tecnologias e operacionalização do Sine.
Cláudia Yuri, Funtrab