Governador realiza o lançamento da Carteira de Trabalho em formato digital na Funtrab

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, janeiro 15, 2015 as 09:55 | Voltar

Em reunião com os servidores, o governador mencionou a necessidade da mudança do prédio para outro local para melhor atendimento à população.

Campo Grande(MS) – Na manhã desta quinta-feira(15), o governador Reinaldo Azambuja esteve na Fundação do Trabalho de MS(Funtrab), cumprindo o compromisso de visitas às secretarias, fundações e autarquias que realiza desde o dia 2 de janeiro.

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Na oportunidade, conheceu as instalações do prédio, conversou com os usuários do Ciat(Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador) e ouviu as reivindicações dos servidores públicos. Durante a visita, lançou o serviço de emissão de Carteira de Trabalho no formato digital.

Em reunião com os servidores, o governador mencionou a necessidade da mudança do prédio para outro local para melhor atendimento à população e assegurou que buscará melhorar o salário dos servidores. Segundo ele, na época das campanhas eleitorais, constatou a falta de motivação dos servidores estaduais, portanto, procurará priorizar a questão da meritocracia para a valorização do servidor público em sua gestão.

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Além de reformas estruturais, o governador alerta que há prioridade de aprimorar os cursos de qualificação profissional da Funtrab, pois o Estado perde investimentos por falta de mão de obra. “O governo do Estado oferece os incentivos fiscais para empresas, mas muitas acabam não vindo para cá por falta de mão de obra qualificada”, conclui.

 

Carteira de Trabalho em formato digital

Implantada em 20 de janeiro de 1997, em Curitiba/PR, regulamentada pela Portaria nº 1, de 1997, o novo documento incorpora vários itens de segurança que dificultam as fraudes contra o Seguro-Desemprego, FGTS e benefícios previdenciários, além de proporcionar a integração de ações da área de trabalho que facilitem a identificação por intermédio de uma base de dados única. É confeccionada em material bem mais durável, garantindo que as informações não se percam com o tempo e o uso.

A nova CTPS é emitida por meio de um Sistema Informatizado que impede as emissões em duplicidade e forma um banco de dados do trabalhador que contém dados da qualificação civil do trabalhador e outros complementares como: endereço, número do CPF, do Título de Eleitor, da CNH, fotografia, impressão digital e assinatura digitalizadas e nº do NIS/PIS.

Para a emissão da 1ª via da Carteira de Trabalho, são necessários:
- CPF
- RG (ou certidão de nascimento, ou casamento ou Reservista)
- Comprovante de Residência

Observação: não será aceita a CNH como documento.

Para a emissão da 2ª via:- CPF
- RG (ou Certidão de nascimento ou casamento ou Reservista)
- Comprovante de Residência
- Boletim de Ocorrência
- Documento oficial com o número, série e UF da Carteira de Trabalho original; ou folha de ponto de empresa, com numeração de PIS e Carteira de Trabalho; ou extrato de contrato de trabalhos anteriores; ou folha de ponto; ou Requerimento de Seguro-Desemprego devidamente preenchido.
Continuação da Carteira de Trabalho:
- CPF
- Carteira de Trabalho anterior
- RG (ou Certidão de nascimento ou casamento ou Reservista)
- Comprovante de Residência
O prazo de entrega da CTPS informatizada é até 15 dias úteis, uma vez que a confecção desta é realizada pela SRTE/MS.

 

Cláudia Yuri

Assessoria de Comunicação Funtrab

 

 

Publicado por: Claudia Yuri

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