A cidade de Brasilândia, na costa Leste de Mato Grosso do Sul, ganhou um espaço de encontro entre empresários e trabalhadores em busca de empregos. Foi inaugurada na manhã dessa terça-feira (20) a 36ª Casa do Trabalhador, que passa a integrar a rede de atendimento do Governo do Estado voltada à geração de empregos e desenvolvimento profissional, através da Fundação do Trabalho (Funtrab).
O secretário adjunto da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Artur Falcette, e a diretora presidente da Funtrab, Marina Dobashi, participaram da solenidade de entrega da Casa do Trabalhador de Brasilândia, ao lado da prefeita Márcia Amaral, o deputado estadual Pedro Arlei Caravina, vereadores, demais autoridades e lideranças empresariais da cidade.
Falcette citou dois pontos importantes a serem considerados no contexto. “O primeiro é a estrutura que está estabelecida, parceria do município com o Estado em um espaço que já abriga uma série de serviços ao cidadão e que passa a ter agora, também, a Casa do Trabalhador. Para ajudar nessa ponte direta entre quem está buscando uma oportunidade e as empresas que têm uma série de vagas abertas precisando ser preenchidas”, frisou.
O secretário adjunto lembrou que Mato Grosso do Sul está muito próximo de uma situação de pleno emprego. “É o Estado a longo prazo com o menor índice de desocupação e passa a ser estratégico, do ponto de vista também da atração de investimentos, ter a capacidade de, no município, ajudar a suprir a mão-de-obra de eventuais indústrias que estejam cogitando se instalar naquela localidade”.
Esse raciocínio se conecta ao segundo ponto, continuou Falcette: “A capacidade de um município, uma região, de atrair um grande investimento, ela é performada por uma série de fatores. Passa pela capacidade de articulação desse município, pela política de incentivos do Governo do Estado, por infraestrutura, por logística, e nesse contexto a Casa do Trabalhador é mais um elemento. Com a reforma tributária temos a necessidade de outros elementos de competitividade, que não os incentivos fiscais, porque eles deixam de existir, todas essas ações estruturantes dão mais competitividade aos municípios nessa busca por aquisição de novos investimentos”, completou.
A prefeita Márcia Amaral também considerou relevante o investimento e a parceria com o Governo do Estado. “A instalação da Casa do Trabalhador apresenta um passo fundamental para a geração de novas oportunidades para a nossa população. É um investimento direto no cidadão brasilandense, que agora conta com um atendimento completo, próximo e eficiente”, afirmou a prefeita.
A diretora-presidente da Funtrab Marina Dobashi destacou o caráter estratégico da iniciativa. “A implantação das Casas do Trabalhador é um trabalho pioneiro, desenvolvido em parceria com o governo federal e o governo do Estado. Aqui temos um conjunto de serviços que padronizam de forma eficaz as políticas públicas de trabalho e emprego, trazendo mais agilidade tanto para quem busca uma vaga quanto para os empresários que precisam contratar”, ressaltou a dirigente.
A Casa do Trabalhador de Brasilândia foi implantada com recursos do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura e está localizada na Praça Santa Maria, onde funcionava a antiga Biblioteca Municipal. O atendimento ao público será das 7h às 13h, durante a semana.
Texto: João Prestes
Fotos: Mairinco de Pauda

