Os estudantes do ensino médio apresentaram várias mesas temáticas: jogos de tabuleiro, de cartas, tangran, batalha naval, brain toaster, calendário mágico, torre de hanoi, sudoku, ábaco e desafios lógicos.
Os estudantes da Escola Estadual Fernando Corrêa, em Três Lagoas, participaram da Feira de Matemática, que faz parte da culminância dos Itinerários Formativos do novo ensino médio, orientados pelos professores Gustavo Fernando Bernardes da Silva, Flodoaldo Moreno Júnior, José Augusto Jacomeli e Rodrigo Seixas, com o apoio da coordenadora Talita Felício Dias e equipe gestora.
Os grupos de estudos foram divididos em cada Itinerário com mais de trinta opções de jogos envolvendo o raciocínio lógico e o desenvolvimento das habilidades matemáticas, além de uma comissão organizadora para o evento a ser realizado na quadra da escola, com visitação dos estudantes do ensino fundamental.
Temáticas
Os estudantes do ensino médio apresentaram várias mesas temáticas: jogos de tabuleiro, de cartas, tangran, batalha naval, brain toaster, calendário mágico, torre de hanoi, sudoku, ábaco e desafios lógicos. Cada grupo explicava a dinâmica e regras do jogo, de forma que os visitantes pudessem experienciar as atividades.
De acordo com a diretora Sonia Barbosa, “a apresentação dos trabalhos na culminância dos Itinerários Formativos estava muito interessante e organizado, pois os estudantes realmente se empenharam durante todo o evento, saindo do cotidiano da sala de aula”.
Para a representante do programa global Escolas2030 Lucy Nakamura, a Feira de Matemática viabilizou que os estudantes atuassem na construção do conhecimento. Afinal, o raciocínio matemático mobiliza “habilidades relativas à representação e à comunicação para expressar as generalizações, bem como à construção de uma argumentação consistente para justificar o raciocínio utilizado” (BNCC, p. 529).
Adersino Junior, SED