Imagine que 2024, Mato Grosso do Sul teve 5 mil pessoas a menos procurando por trabalho. Isso mostra que o estado manteve bons resultados e encerrou o último trimestre com um dos melhores desempenhos do Brasil. Com uma taxa de desocupação de 3,7%, o que garantiu a quinta posição entre as menores taxas, conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (14), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Desemprego em queda!
Apesar da leve oscilação em relação ao trimestre anterior, os números são positivos quando olhamos para o mesmo período de 2023. O estado reduziu a população desocupada em 8,3%.
Referência nacional
Mato Grosso do Sul faz parte de um seleto grupo de estados com as menores taxas de desocupação, ao lado de Mato Grosso, Paraná, Rondônia e Santa Catarina. Esse resultado mostra que o estado segue firme no caminho do crescimento, com mais oportunidades para a população.
A expectativa para 2025 é de continuidade no fortalecimento do mercado de trabalho, impulsionado por investimentos em setores estratégicos e iniciativas voltadas à qualificação profissional.
Para a diretora-presidente da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), Marina Dobashi, o resultado demonstra a força do estado na geração de emprego e renda.
“Fechamos 2024 com números que reforçam o compromisso do estado com o desenvolvimento econômico e social. A redução da desocupação ao longo do ano mostra que Mato Grosso do Sul segue avançando na oferta de oportunidades para a população. Nosso objetivo para 2025 é ampliar ainda mais o acesso ao emprego, investindo em capacitação e na intermediação de mão de obra para conectar trabalhadores e empregadores”, destacou.
Ações da Funtrab para fortalecimento do mercado de trabalho
A Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) tem desempenhado um papel crucial na intermediação de mão de obra e na oferta de oportunidades de qualificação profissional para minimizar os impactos da desocupação. Programas de capacitação, feirões de empregabilidade e parcerias com empresas do setor produtivo têm sido estratégias essenciais para conectar trabalhadores às vagas disponíveis no estado.
Com um mercado de trabalho dinâmico e políticas públicas voltadas para a empregabilidade, Mato Grosso do Sul continua avançando para manter seus índices de desocupação entre os mais baixos do país. A Funtrab segue comprometida em fortalecer as políticas de inclusão no mercado de trabalho, promovendo oportunidades para a população sul-mato-grossense.
Assessoria de Comunicação.