Mato Grosso do Sul tem o segundo menor percentual de desempregados no País

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, novembro 19, 2019 as 15:29 | Voltar

Campo Grande(MS) – Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua(Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE) divulgados nesta terça-feira(19.11), 12 mil pessoas obtiveram emprego entre o segundo(abril, maio e junho) e o terceiro trimestre deste ano, Mato Grosso do Sul teve a taxa de desocupação diminuída de 8,3% para 7,5%.

A taxa de desocupação de 7,5% no trimestre (julho, agosto e setembro) deste ano reduziu 0,8 percentuais em relação ao trimestre abril, maio, junho(8,3%) e subiu pontos percentuais em relação ao trimestre de julho, agosto e setembro de 2018.

A população desocupada(108 mil) diminuiu 10%(menos 12 mil pessoas) frente ao trimestre de abril, maio e junho de 2019(120 mil).Em relação ao mesmo trimestre de 2018(103 mil), aumentou 4,85%(mais 5 mil).

No MS, 726 mil estão “fora da força de trabalho”. São pessoas que ficaram desempregadas há pouco tempo e ainda hão começaram a procurar ou que desistiram de procurar emprego(os chamados desalentados), somam 36 mil no Estado.

Portanto, Mato Grosso do Sul tem motivos para comemorar, pois perde apenas para Santa Catarina, que está em 1º lugar, cuja taxa de desocupação é de 5,8%.

Cláudia Yuri (Fundação do Trabalho de MS)