Campo Grande (MS) – Hoje (25), os atendimentos da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) são exclusivos para pessoas com deficiência, em decorrência da mobilização nacional da segunda edição do “Dia D”. O evento teve inicio às 07h, com abertura oficial, apresentação artística de pessoas com deficiência, testemunho de superação, dentre outros.
O “Dia D” faz a junção entre as empresas parceiras e os trabalhadores com deficiência e reabilitados do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), para promover a conscientização das empresas para a inserção desse público no mercado de trabalho na Capital e no interior do Estado, bem como a intermediação e a captação de vagas, o termino será ás 17 horas.
O evento contou com a presença de algumas empresas parceiras, pessoas com deficiência e várias autoridades, dentre elas o governador do estado, Reinaldo Azambuja, a vice-governadora, Rose Modesto, o ministro do esporte, George Hilton e o diretor presidente da Funtrab, Wilton Acosta.
O professor de educação física, Luís Fernando Marques, mesmo com deficiência física é um exemplo de superação, em seu testemunho destacou a persistência e perseverança como peças fundamentais para obter sucesso profissional, “é preciso dar oportunidade para que as pessoas com deficiência mostrem seu potencial”, ressalta.
A Funtrab conta com parcerias de 60 empresas e com a Fundação Social do Trabalho (Funsat), a expectativa é de intermediar mais de 300 vagas para esse público. No sistema da Funtrab estão disponíveis 192 para Campo Grande e Dourados e na Funsat está disponível 111 vagas.
O governador destacou a importância do evento, que oportuniza o diálogo entre a classe empresarial e o trabalhador, também enfatizou o testemunho de Luís, “é um exemplo de superação, nós nos abatemos por coisas pequenas, esse exemplo serve para todos nós, Luís é uma pessoa que não se abateu com as dificuldades”, declarou.
Na programação serão oferecidas palestras, como a Lei Complementar 142/2013 e Benefício de Prestação Continuada (BPC) para trabalhadores e representantes de empresas com o objetivo de esclarecer as dúvidas e os direitos dos beneficiários.
O diretor-presidente da Funtrab, Wilton Acosta, ressalta o compromisso do evento no Estado. “Precisamos sempre valorizar iniciativas que visam promover a inclusão e a igualdade, desenvolvendo ações de qualificação e conscientização das empresas para a inserção dessas pessoas no mercado trabalho”, alerta.
‘ Dia D ’
A ação coordenada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio das Superintendências Regionais do Trabalho (SRTE`s), do Sistema Nacional do Emprego (Sine) e de órgãos governamentais parceiros, está concentrada em 25 de setembro, na maioria dos estados.
O Dia D, envolve um conjunto de eventos que ocorrem em diversas cidades de todo o país, proporcionando espaços para o encontro entre pessoas com deficiência e reabilitados do INSS, que têm interesse em ingressar no mercado de trabalho e as empresas que precisam cumprir as cotas de inclusão desse público. A mobilização faz parte da Agenda do Trabalho Decente e do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência “Viver sem Limite”, que promove a inclusão e a igualdade, com ações de qualificação de trabalhadores e conscientização das empresas.
A iniciativa faz parte da Agenda do Trabalho Decente e do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite, cuja ideia partiu de experiências realizadas em Mato Grosso, em 2012, e na Bahia, em 2013, que apresentaram excelentes resultados, em especial na mobilização e conscientização de atores locais. Com o sucesso da mobilização, o Ministério do Trabalho decidiu expandir a proposta a todos os executores do Sine, com as ações ocorrendo nas cinco regiões do país.
Estão envolvidos no “Dia D”, além do MTE, o Sine e secretarias de Trabalho, os Ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Turismo, das Cidades, da Educação e da Previdência, além do Instituto Nacional do Seguro Social e da Secretaria de Direitos Humanos.
Em 2014, 1.052 trabalhadores conseguiram se recolocar no mercado por meio dessa ação, que ocorreu em 30 de maio. Os Estados que captaram mais oportunidades foram o Mato Grosso do Sul, com 321 postos ocupados, e Paraná, com 296 novos empregados.