Campo Grande (MS) – A Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) realizou a quarta edição do “Dia D” na última sexta-feira (29), no qual reuniu 24 empresas empregadoras e 70 trabalhadores com deficiência e reabilitados do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social), e promoveu a inclusão das Pessoas com Deficiência (PcD) no mercado formal de trabalho.
Na parceria com as empresas da Capital, disponibilizam 70 vagas exclusivas para o “Dia D”. Dentre as oportunidades disponíveis destaque para: Atendente de lojas e mercadorias, atende, auxiliar de almoxarifado, auxiliar de limpeza, auxiliar de linha de produção, bilheteria de cinema, porteiro, recepcionista de hospital, operador de caixa, técnico de enfermagem, dentre outras oportunidades.
De acordo com o deficiente Ivo Pereira de Souza, afirmou estar satisfeito e considerar de extrema importância a intermediação feita pela Fundação. “Começarei a trabalhar na próxima quarta-feira. Não posso deixar de agradecer à Funtrab pois agilizaram tudo que era necessário e me propiciaram a oportunidade de um trabalho que eu posso realizar. Vou realizar serviços de portaria”, comentou.
A Funtrab busca realizar a intermediação de mão de obra para os trabalhadores no MS, e para atender as Pessoas com Deficiência possui o setor de “Serviço Social”, com duas assistentes sociais que buscam realizar a inclusão social ano todo.
‘ Dia D ’
É uma ação que ocorre no Brasil, para atender as políticas públicas voltadas para as Pessoas com Deficiências, e para conscientizar as empresas sobre a LEI Nº 8.213, de 24 de julho de 1991, lei de cotas para contratação de deficientes nas empresas que possuam mais de 100 funcionários. As regras são: até 200 funcionários ficam destinada 2% das vagas para PcD, de 201 a 500 funcionários 3%, de 501 a 1000 funcionários 4%, de 1001 em diante funcionários 5%.
A mobilização faz parte da Agenda do Trabalho Decente e do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência “Viver sem Limite”, que promove a inclusão e a igualdade, com ações de qualificação de trabalhadores e conscientização das empresas.
Magna Melo (Assessoria de Comunicação da Funtrab)