Campo Grande(MS) – Nesta sexta-feira(23), cerca de 60 empresas estiveram presentes na Funtrab e ofereceram aproximadamente 120 vagas na realização da terceira edição do “Dia D”. O evento é destinado para promover a inclusão das Pessoas com Deficiência (PcD) no mercado formal de trabalho e reúne em um mesmo espaço, as empresas e os trabalhadores com deficiência e reabilitados do INSS(Instituto Nacional de Seguro Social).
Foi um dia dedicado somente às pessoas com deficiência ou que tenham cumprido o Programa de Reabilitação Profissional pelo INSS, onde os trabalhadores têm a oportunidade de serem atendidos pelos próprios empregadores por meio de processos seletivos.
O estudante Diego Henrique Santos Pereira, de 22 anos, conseguiu seu primeiro emprego nesta manhã. Ele possui atraso global do desenvolvimento, e ao ser incentivado pelos professores da escola e pela sua mãe, compareceu à Fundação e após entrevista, foi contratado por uma rede de supermercados na função de operador de loja. “Fiquei muito feliz, tinha esperança de conseguir este trabalho e com o primeiro salário, penso em ajudar minha família, além de reservar um pouco do dinheiro para viabilizar minha CNH” , planeja.
Outro jovem que tem motivos para comemorar é Paulo Daniel Almeida dos Santos, de 18 anos. Desempregado há menos de um mês, após passar pelo processo seletivo nesta tarde, foi contratado como auxiliar de almoxarife numa empresa de materiais de construção. “Não esperava obter o emprego com tanta rapidez, logo no início de outubro já inicio minhas atividades nessa empresa”, afirma.
No Mato Grosso do Sul, atuam de forma conjunta na realização do ‘Dia D’, além do Ministério do Trabalho, o Governo do Estado(Funtrab) e a Fundação Social do Trabalho(Funsat), responsáveis pela execução local das ações do Sine, e é parte importante no processo, pois é através desse serviço que as vagas são captadas e disponibilizadas em vários municípios dos Estados.
O ‘Dia D’ envolve um conjunto de eventos que ocorrem em diversas cidades de todo o país, proporcionando espaços para o encontro entre pessoas com deficiência e reabilitados do INSS, que têm interesse em ingressar no mercado de trabalho e as empresas que precisam cumprir as cotas de inclusão desse público.
Cláudia Yuri
Assessoria de Comunicação Funtrab