Campo Grande (MS) – Ontem terça (03.08) foi iniciada a campanha ‘Agosto Lilás”, e nesta edição será comemorada os 15 anos da Lei Maria da Penha, a Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), reuniu diversos parceiros governamentais e não-governamentais, para a realização de uma série de ações virtuais e presenciais.
A Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) aderiu à campanha governamental “Agosto Lilás” e terá uma programação especial neste mês, com palestras, captação de vagas direcionadas e campanha educativa disparada por meio do App MS Contrata+.
A Funtrab possui dois setores que atende os trabalhadores vulneráveis, a psicologia do trabalho e o serviço social, e conta com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos e assistentes sociais. Além dos setores que dão um atendimento direcionado, será feito uma força tarefa com reforço da equipe de captação de vagas, em busca de empregadores parceiros, para que possam disponibilizar vagas exclusivas no perfil feminino.
O diretor-presidente da Funtrab Marcos Derzi, atendeu ao chamado do Governo nessa campanha ” estamos prontos para ajudar as trabalhadoras do nosso Estado, não podemos admitir que ainda ocorra violência contra as mulheres, neste mês as ações serão voltadas para conscientização e mobilização no enfrentamento contra a violência, essa campanha é de todos, declarou Derzi.
Além dessas ações, na próxima sexta-feira (06.08), ás 09h:30, haverá uma Live com transmissão ao vivo no Facebook da Funtrab, com a psicóloga Danyella dos Santos Cabral (CRP 14ª/07992-7), o tema: “ Violência contra a Mulher”. Os interessados podem acessar o link: https://www.facebook.com/funtrab/.
E nos dias 11 e 12 de agosto, as técnicas da (SPPM) farão uma roda de conversa e palestras educativas com as servidoras da Funtrab, sobre violência doméstica, pandemia e saúde emocional, e será entregue um folheto explicativo da campanha.
“Agosto Lilás” é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, executada no Estado de Mato Grosso do Sul por órgãos governamentais e não governamentais, iniciada em 1º de junho de 2016 e posteriormente instituída por meio da Lei Estadual nº 4.969/2016, com objetivo de divulgar a Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.