Campo Grande(MS) – Na ação ‘Funtrab na Comunidade realizada neste sábado(16.09), na Paróquia São João Batista, no bairro Coophasul, a vaga de gerente administrativo em uma conceituada empresa agropecuária foi a que mais despertou a atenção, devido ao salário de 9 mil reais. Nas ações anteriores realizadas em igrejas católicas e evangélicas, o atendimento é geral, o público é diversificado, independentemente de religiões.
É o caso do engenheiro agrônomo Israel Henrique Lopes Mendes, de 33 anos, evangélico, resolveu se deslocar de sua casa no Lar do Trabalhador até a paróquia no Coophasul. “ Antes eu buscava procurar um emprego numa área mais simples, pois já atuei como técnico florestal e por ser difícil encontrar emprego como engenheiro agrônomo. Fui encaminhado para entrevista na empresa, tenho fé e oro para conseguir esse emprego”, disse o candidato.
Já o administrador Rafael Rodrigues da Silva, de 40 anos, residente em Paranaíba/MS, católico, esteve na ação para tentar a oportunidade. Com pós-graduação em Gestão Financeira, até junho deste ano, trabalhava em Mozarlândia/GO, gerenciando equipes e obras de grande porte da construção civil em outros Estados. “Caso seja contratado, pretendo fixar residência com minha família aqui em Campo Grande”, planeja Rafael. A candidata Érica Troiani, de 43 anos, de Nova Alvorada do Sul/MS, foi encaminhada para a entrevista e se for contratada, também pretende mudar para Capital.
O administrador e consultor empresarial Glauber Halt Cabral, de 45 anos, possui pós-graduação e mestrado em Marketing, é professor de cursos de pós-graduação, elogiou a iniciativa da Funtrab. “Geralmente a Funtrab não trabalha com vaga nesse nível salarial, fiquei bastante surpreso, é uma demonstração para a sociedade que a Funtrab contrata para todos os níveis estratégicos dentro de uma empresa, do operacional até o mais estratégico”, ressaltou o consultor.
Conforme o Ranking de Competitividade dos Estados de 2023, apresentado em agosto deste ano, pelo Centro de Liderança Pública (CLP), Mato Grosso do Sul é o terceiro Estado do país onde o trabalhador tem maior capacitação e seu conhecimento produz impacto na economia. No quesito Capital Humano, o Estado de Mato Grosso do Sul só perde para Santa Catarina e Distrito Federal. Ao comparar 2022, Mato Grosso do Sul subiu 14 posições, saltando do 17º para o 3º lugar.
Vinculada à Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência Tecnologia e Inovação), a Funtrab se empenha em integrar as ações na área do trabalho mais especificamente, na formulação e execução de Políticas Públicas de amparo ao trabalhador desempregado, geração de emprego e renda, melhoria das relações do trabalho, elevação da qualidade dos empregos existentes e qualificação social e profissional.
Segundo o diretor-presidente da Funtrab Ademar Silva Júnior, o ´Projeto Funtrab na Comunidade’ visa aproximar os serviços ofertados pela Fundação para os que residem em regiões mais distantes, sem considerar a crença religiosa. “Diariamente, a Funtrab disponibiliza cerca de 1.600 vagas para diversos setores na Capital. Hoje, por exemplo, temos 10 vagas para farmacêuticos sem experiência e 286 vagas para candidatos sem experiência anterior. Campo Grande é a capital das oportunidades para crescer e viver melhor ! Alinhados com a Semadesc, estimulamos os programas e projetos que fomentem a empregabilidade e a qualificação, pois com as parcerias entre as instituições, esperamos impulsionar a economia local, alavancando a qualidade de vida e o desenvolvimento socioeconômico da população sul-mato-grossense’, finaliza Ademar Jr.
Texto e fotos: Cláudia Yuri