A 1a Rodada da Empregabilidade do setor bioenergético promovida pela Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul), em parceria com a Biosul (Associação de Produtores de Bioenergia) e com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) atraiu 1.027 candidatos interessados nas vagas de trabalho disponíveis em usinas de produção de açúcar e etanol em nove municípios do interior do Estado. A rodada aconteceu no dia 18 de forma simultânea em todas as cidades com vagas disponíveis, além de Campo Grande, que fez os encaminhamentos.
A diretora da Funtrab, Marina Dobashi, considerou o resultado do atendimento “muito importante” pois reflete o esforço conjunto de vários órgãos públicos, como a Casa Civil, prefeituras, coordenados pela Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), pasta à qual a Fundação está vinculada. “Todos agimos juntos no sentido de conectar um grande número de trabalhadores às vagas ofertadas, o que é essencial para o crescimento do setor”.
Na avaliação de Dobashi, “a mobilização das equipes da Funtrab e a parceria com a Biosul e o Senai e empresas do setor foram fundamentais para que pudéssemos atender centenas de candidatos em busca de novas oportunidades. O próximo passo, agora, é manter essa parceria e monitorar a empregabilidade em cada uma dessas cidades. Acreditamos que esse é apenas o começo de uma metodologia que deu certo e já estamos pensando em novas ações para continuar fomentando a empregabilidade em Mato Grosso do Sul”, pontuou.
A Biosul mapeou a demanda do setor: 376 vagas em usinas de açúcar e etanol localizadas em nove municípios: Aparecida do Taboado, Caarapó, Dourados, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Rio Brilhante, Sidrolândia ou Sonora. A Funtrab disponibilizou sua estrutura – as Casas dos Trabalhadores – para atender os candidatos em cada uma dessas cidades e também em Campo Grande. No fim do dia, 1.027 trabalhadores haviam sido atendidos e 470 encaminhados para entrevistas nas empresas.
Dourados e Nova Andradina tiveram o maior número de atendimentos: 236 cada. Em seguida vêm Sidrolândia (140), Rio Brilhante (120), Caarapó (100), Aparecida do Taboado (65) e Campo Grande (60). As menores procuras ficaram com Nova Alvorada do Sul (36), Maracaju (30) e Sonora (4).
A Casa do Trabalhador de Sidrolândia fez o maior número de encaminhamentos: 127, seguida de Caarapó (80), Dourados (68), Rio Brilhante (66), Nova Andradina (41), Nova Alvorada (25), Aparecida do Taboado (21), Campo Grande (20), Maracaju (18) e Sonora, que encaminhou para entrevista de contratação todos os quatro trabalhadores atendidos.
Os candidatos que passaram pelo atendimento na Funtrab e por alguma razão não foram encaminhados para entrevistas de contratação nas empresas terão uma nova oportunidade. Eles serão avaliados pelos técnicos do Senai para entender os motivos do não encaminhamento. Caso seja falta de qualificação, o Senai poderá convidá-los a frequentar curso de capacitação para que tenham melhores condições de empregabilidade e consigam ser contratados em outra oportunidade.
Texto: João Prestes