A Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Previdência Social (Senaes/MTPS) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) lançaram, em março, o portal do Observatório Nacional da Economia Solidária e do Cooperativismo (Onesc).
A página reúne informações sobre economia solidária e cooperativismo. Os dados são organizados em indicadores e disponibilizados em tabelas e mapas, que podem ser desagregados até o nível dos municípios.
O portal Onesc foi elaborado com o objetivo de dar visibilidade às informações relacionadas à economia solidária e ao cooperativismo e de fortalecer os esforços da Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Previdência Social (Senaes/MTPS).
O site disponibiliza, em um só local, informações do Sistema Nacional de Informações da Economia Solidária (Sies), da Senaes/MTPS; da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do MTPS; dos censos demográficos, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA); e da Secretaria-Geral da Presidência da República.
A disponibilização dos dados deve auxiliar gestores e atores sociais na formulação de políticas públicas, agendas e planos, na definição de instrumentos e na execução, monitoramento e avaliação de projetos.
O acesso às informações também poderá auxiliar empreendimentos de economia solidária e organizações coletivas na tomada de decisões econômicas, sociais e organizativas. Além disso, pode ser uma ferramenta de apoio às atividades do Conselho Nacional de Economia Solidária.
A base de dados do portal foi definida pela Senaes/MTPS e pelo DIEESE, com o auxílio de entidades de representação da economia solidária, de gestores e de pesquisadores da área.
Como as informações estão disponíveis para todas as localidades onde há ao menos um empreendimento de economia solidária cadastrado no Sies, é possível pesquisar por municípios, grandes regiões e estados.
A disposição dos dados permite que, de acordo com o interesse, o usuário selecione diversos locais e estude as relações entre empreendimentos de economia solidária, considerando os resultados disponíveis para cada município.
Para facilitar a navegação e a visualização das informações, os dados foram organizados em três áreas:
– Empreendimentos de economia solidária – reúne material do Sistema de Informações da Economia Solidária (Sies), onde estão, como se organizam, o que produzem, quem são, como comercializam. Ao disponibilizar essas informações, pretende-se aprofundar o conhecimento sobre o tema.
– Cooperativismo e associativismo popular – disponibiliza conteúdo relacionado a organizações associativa ou cooperativa de segmentos específicos que não constam na base de dados do Sies, como catadores de material reciclável, de agricultura familiar e de crédito. São segmentos com semelhanças organizativas e que indicam um possível campo de articulação.
– Território e economia solidária – traz informações sobre os locais onde existem empreendimentos de economia solidária. Reúne material de apoio e fomento, além de conteúdo relacionado à educação, mercado de trabalho, políticas sociais e cooperativas.
Durante o ano, o portal Onesc receberá informações de outras bases de dados. Já estão programadas inclusões de dados da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic), do IBGE; e do Sistema de Informações de Projetos da Economia Solidária (Sipes), da Senaes/MTPS.
Ainda será estudada a introdução de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do MTPS; do Sistema de Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), do DIEESE; da Declaração de Aptidão (DAP) de pessoa física e do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), ambos do MDA; do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS); e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Por ser uma ferramenta aberta, o portal Onesc será aprimorado constantemente tanto com novas informações e indicadores como em aspectos relacionados ao uso do site.
Além dos dados, o portal Onesc também disponibilizará o acesso às publicações do Observatório Nacional da Economia Solidária e Cooperativismo, como o estudo sobre a informalidade e os cadernos de debates, resultado de debates realizados em oficinas e seminários.
Fonte: Ministério do Trabalho e Previdência Social(MTPS)