A reinserção de egressos no mercado de trabalho é uma etapa fundamental para promover a inclusão social e oferecer novas oportunidades de crescimento. Reconhecendo os desafios enfrentados por aqueles que estão em processo de reintegração, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) por meio da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/MS), em parceria com a Fundação do Trabalho de MS (Funtrab) promoveram no dia 05/02 a ação de ‘Inclusão laboral de pessoas egressas do sistema prisional no MS’, no Patronato Penitenciário de Três Lagoas.
A ação no Patronato de Três Lagoas foi realizada no contexto do Projeto de Combate à Discriminação, ao Assédio e à Violência e Promoção de Igualdade, em andamento pela Auditoria-Fiscal do Trabalho no Mato Grosso do Sul.
Os assistidos pelo Patronato Penitenciário de Três Lagoas estão enfrentando dificuldades de acesso ao trabalho e discriminação em virtude de sua condição jurídica, ao arrepio do disposto na Convenção 111 da Organização Internacional do Trabalho.
Estavam presentes na ação a assessora técnica do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) Eliene Rodrigues de Souza; a diretora do Patronato Penitenciário Marcela Dias Maio de Alencar, o gestor da Casa do Trabalhador de Três Lagoas Sidney Cudeiro de Abreu e os servidores Luciana e Fábio, além de representantes dos CRAS de alguns bairros do município.
A ação teve como foco garantir o direito ao trabalho, por meio do cadastramento dos participantes no Sistema Nacional de Emprego (Sine) e na plataforma Emprega Brasil, ampliando as oportunidades de reinserção social e profissional desse público no mercado de trabalho formal.
Durante o atendimento, os egressos receberam orientações sobre empregabilidade, acesso a vagas disponíveis e políticas públicas voltadas à geração de emprego e renda, fortalecendo a autonomia e a dignidade por meio do trabalho. A iniciativa também busca reduzir a reincidência criminal, promovendo igualdade de oportunidades e combatendo a discriminação no acesso ao emprego.
Além da ação pontual realizada em fevereiro, a Casa do Trabalhador informa que o cadastramento das pessoas egressas do sistema prisional terá continuidade de forma permanente, ocorrendo sempre na primeira quarta-feira de cada mês, das 8h30 às 12h, no Patronato Penitenciário de Três Lagoas, localizado na Rua Viçosa, nº 410, Vila dos Ferroviários.
Para mais informações sobre os serviços ofertados e o cronograma de atendimentos, os interessados podem procurar a Casa do Trabalhador de Três Lagoas, situada na Rua Dr. Munir Thomé, nº 86, Centro, reforçando o compromisso do poder público com a inclusão social, a cidadania e o acesso igualitário ao mercado de trabalho.
Cláudia Yuri, Funtrab
