Nesta quarta-feira (07/05), a Fundação do Trabalho de MS (Funtrab) se transformou em um importante ponto de apoio para a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), ao oferecer a oportunidade de vacinação para a população do Centro se proteger contra a gripe Influenza.
A iniciativa visa ampliar a cobertura vacinal, facilitar a imunização do público que não consegue comparecer às unidades de saúde durante a semana, reforçando o compromisso da comunidade com a saúde coletiva.
Durante o período matutino, a população da área central teve 200 doses disponíveis da vacina para serem aplicadas de forma rápida e segura, além de profissionais capacitados, garantindo o atendimento de qualidade. A ação contou com a participação de cidadãos, que aproveitaram a oportunidade para se imunizar e contribuir para o controle da doença na Capital.
É o caso do repositor de mercadorias Cleverson de Souza Caetano, 26 anos e diz sentir imunizado. “A última vez que vacinei, foi contra a Covid, no final de 2020. Alguns servidores da Funtrab nos avisaram sobre a vacinação, daí o gerente do mercado liberou aos funcionários interessados, isso é fundamental, pois trabalhamos diretamente com o público, em lugar fechado.” O repositor ainda aponta as vantagens de ter um ponto de vacinação na área central. “Foi bem rápido, só foi necessário atravessarmos a rua ! De segunda a sábado estamos trabalhando intensamente no mercado, fica difícil comparecermos às UBS, pois no sábado e domingo as unidades estão fechadas,” comenta.
Os vendedores autônomos do Centro também puderam ter acesso à campanha. Hoje, a aposentada Alice Francisca da Silva Barbosa, 73 anos, se sentiu estimulada em tomar a dose vacinal e teceu elogios à iniciativa. “Parei de me vacinar porque ficava tensa, minha pressão subia, me sentia mal nos postos de saúde. Portanto, essa iniciativa me incentivou a voltar a tomar vacinas, pois sempre fui atendida com carinho pelos servidores da Funtrab, tenho acesso diário do cafezinho aos sanitários”, orgulha-se a aposentada.
Grande parte dos funcionários de empresas terceirizadas apoiam a iniciativa e se sentem mais seguros. “Convivo diariamente com o público da empresa e me preocupo em não transmitir doenças aos familiares. Os postos de saúde geralmente ficam lotados e nem sempre as vacinas estão disponíveis em todos os dias da semana”, resume a copeira Tatiana da Silva Albres, 46 anos.
A parceria entre a Funtrab e a Sesau demonstra a importância de espaços comunitários na promoção da saúde pública, facilitando o acesso à vacinação e fortalecendo a prevenção contra a gripe. A iniciativa é um passo importante para proteger a comunidade do Centro, especialmente aqueles que têm maior risco de complicações, como idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas.
A Sesau reforça o convite para que toda a população aproveite as próximas campanhas de vacinação e mantenha seus cartões de imunização atualizados. Juntos, podemos vencer a influenza e garantir uma comunidade mais saudável e segura para todos.
Cláudia Yuri, Funtrab
Fotos: Luiz Valney (Xuxa)