Campo Grande (MS) – Nesta quinta (23) a Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) foi destaque nas entrevistas concedidas para o SBT/MS, FM Capital e o jornal Página Brazil, por seu diretor-presidente, Wilton Acosta que destacou a ampliação no horário de atendimento e o mercado de trabalho em MS.
Wilton ressaltou que a Funtrab é um órgão público que oferece serviços essências e gratuitos que ajudam os trabalhadores, são eles: intermediação de mão de obra, emissão de Carteira de Trabalho, entrada no Seguro-Desemprego, qualificação social e profissional, microcrédito e apoio ao empreendedorismo.
A Fundação realiza 70% das entradas no Seguro-Desemprego no estado, em 2016, foram atendidos 67.000 requerentes de seguro, e mais 7.424 Carteiras de Trabalho emitidas, e na intermediação de mão de obra foram 76.033 pessoas encaminhadas ao mercado de trabalho.
Esses dados reforçam a importância da Fundação para o trabalhador, por isso o horário de atendimento foi ampliado, na capital localizada na Rua 13 de maio, 2.773, funciona das 07 horas às 17h:30. Em 2016, a Funtrab realizou cerca de 172.000 atendimentos em Campo Grande, onde concentra aproximadamente 450 atendimentos ao dia. Vale ressaltar que o trabalhador não precisa agendar nenhum serviço oferecido, os atendimentos são por ordem de chegada.
Mercado de Trabalho
Os dados do nível de emprego com carteira assinada, o Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (CAGED), destaca o Mato Grosso do Sul como o 4º melhor estado na geração de emprego no mês de fevereiro e o 6º no ranking de 2107 e na soma dos últimos 12 meses está em 2º lugar entre todos os estados da federação. Os seis municípios que se destacam são: Campo Grande (605 postos), São Gabriel D’Oeste (240 postos), Caarapó (209 postos), Dourados (201 postos), Sidrolândia (152 postos) e Três Lagoas (149 postos).
Em termos setoriais, os dados mostram que seis dos oito setores de atividade econômica apresentaram expansão no nível de emprego. Entre estes, destacaram-se, pela ordem, os serviços (+935 postos ou +0,50%), agricultura (+863 postos ou +1,20%), indústria de transformação (+288 postos ou +0,31%), comércio (+265 postos ou +0,22%), construção civil (+178 postos ou +0,62%) e extrativa mineral (+21 postos ou + 0,91%). Os setores com desempenho negativo foram serviços industriais de utilidade pública (-27 postos ou -0,39%) e administração pública (-6 postos ou -0,18%).
Serviços:
A Fundação ainda ressalta que os interessados em buscar recolocação no mercado de trabalho, devem trazer RG, CPF e Carteira de Trabalho, para realizar cadastro e concorrer às vagas. Os trabalhadores que desejam solicitar a 1ª via da Carteira de Trabalho, é preciso ter em mãos os originais do RG, CPF, Certidão de Nascimento (ou Casamento) e comprovante de Residência e não é preciso agendar, o atendimento é realizado por ordem de chegada.
Para o Seguro-Desemprego, poder dar entrada o trabalhador ao ser dispensado sem justa causa, que receberá do empregador o formulário próprio “Requerimento do Seguro-Desemprego“, em duas vias devidamente preenchido, munido dos seguintes documentos: Cartão do PIS-PASEP, extrato atualizado ou Cartão Cidadão; Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho; Carteira de identidade ou documento de identificação oficial com foto; CPF; 03 (três) últimos contracheques.
Magna Melo Funtrab/MS