É possível conseguir recolocação no mercado de trabalho após os 45 anos ? Mato Grosso do Sul tem sido terra de oportunidades em um cenário de pleno crescimento econômico e promove encontro de histórias de vida marcadas pelo desenvolvimento pessoal e profissional.
Entrar ou voltar para o mercado de trabalho após os 45 anos pode ser uma experiência desafiadora, mas também repleta de opções.
Nesta terça-feira(01/04), recrutadores da empresa responsável pela construção da usina fotovoltaica em Nova Alvorada do Sul abriu 90 vagas e atraiu candidatos veteranos na área, tendo contratação imediata.
Para os candidatos, é um momento de utilizar toda a experiência acumulada ao longo dos anos e se reposicionar de forma estratégica no mercado. Para as empresas, é a chance de agregar valor ao time com profissionais experientes, que trazem consigo uma riqueza de conhecimentos e habilidades.
O candidato Alex Carlos de Souza, de 48 anos, atual morador do bairro São Conrado, residiu em Sidrolândia por mais de 45 anos. Há dois anos mudou para Campo Grande e ultimamente ‘fazia bicos’ para se sustentar, mais a esposa e o enteado. Resolveu se cadastrar para concorrer à vaga de operador de retroescavadeira, função do qual atuou por dez anos e não esperava ser contratado de forma tão ágil. “Fiquei muito feliz, aqui em Campo Grande sempre há vagas na área e sempre fui encaminhado para realizar as entrevistas”. O veterano ainda aconselha aos candidatos menos experientes que é necessário abraçar o trabalho que se faz. “ É preciso gostar do que faz, manter o nome limpo, honrar e vestir a camisa da empresa. A Funtrab está de parabéns pelo trabalho desenvolvido, ajudando a população, pois sem emprego não somos ninguém”, declara.
Com 16 anos de experiência em obras, o pedreiro Everaldo João de Araújo, estava desempregado há duas semanas. Tentou sua chance no Feirão e também foi contratado. Está feliz por ter a possibilidade de fazer horas extras no final de semana e ter como ajudar a sustentar os cinco netos. O experiente recém-contratado dá suas dicas de comportamento no ambiente de trabalho. “Que a pessoa persista nos seus objetivos, não reclame ou fale mal do empresa e acima de tudo, respeitar os colegas de trabalho”, aconselha.
Já a coordenadora de RH da empresa contratante, Márcia Santos, comenta que desde final de janeiro a equipe está atuando com o processo seletivo em MS. “A mão de obra é dificil, estamos com o coração cheio de esperança, pois a intenção é abraçar o maior número de pessoas,”diz a coordenadora.
Segundo a diretora-presidente da Funtrab, Marina Dobashi, argumenta que, muitas vezes, os profissionais mais velhos possuem uma visão mais ampla e uma capacidade de resolver problemas que pode ser um diferencial em ambientes de trabalho dinâmicos. Além disso, ela ressalta que a diversidade etária nas equipes contribui para um ambiente mais inclusivo e inovador. “Investir na contratação de pessoas acima de 45/50 anos não é apenas uma questão de responsabilidade social, mas também uma estratégia inteligente para o crescimento e a sustentabilidade dos negócios”, explica a dirigente.
Vinculada à Semadesc( Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), a Funtrab é órgão responsável pela gestão das políticas públicas de trabalho, emprego e renda em Mato Grosso do Sul e tem por objetivo integrar as ações de atendimento aos trabalhadores e empregadores, em favor da inclusão social por meio do trabalho. Para isso, mantém uma rede de 35 unidades de atendimento(Casas do Trabalhador) em todo o Estado.
A Funtrab oferece diversas iniciativas para auxiliar na recolocação no mercado de trabalho. Entre os serviços disponíveis, estão a intermediação de vagas, qualificação professional, orientações sobre elaboração de currículos e preparação para entrevistas. A Fundação promove feiras de emprego e parcerias com empresas para facilitar a inserção de trabalhadores.
Se você está em busca de uma nova oportunidade, vale a pena conferir as ações e os serviços que a Funtrab oferece.
Cláudia Yuri, Funtrab