A promoção da inclusão e da cidadania ganhou mais um reforço no Governo do Estado. Seis servidores da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) concluíram o curso de formação em Agentes de Inclusão e Cidadania, nesta semana, realizado no Insted, com carga horária de 40 horas.
O curso teve como objetivo capacitar servidores para atuarem como multiplicadores e agentes transformadores em suas instituições e comunidades, garantindo práticas mais equitativas, acessíveis e acolhedoras, com foco na inclusão das Pessoas com Deficiência(PcD) no pleno exercício da cidadania.
Entre os participantes estiveram os servidores da Funtrab Fabiana Franzini, Brenda Costa Silva Souza, Silvia Medeiros Ocampos, Alcides Martins Carrijo Jr., Zoraida Semidei e Miriam Garcia de Lima, que se juntaram a outros profissionais do Estado em uma jornada de formação continuada.
A programação contemplou temáticas fundamentais como “Fundamentos da Inclusão e Estudos sobre as Deficiências, Implicações Psicossociais das Deficiências e o Papel do Atendimento Inclusivo, Habilidades Integradas de Atendimento e Comunicação à Pessoa com Deficiência, Acessibilidade e Tecnologias Assistivas”.
As aulas foram ministradas por especialistas na área, entre elas Profa. Dra. Paola Gianotto Braga, Profa. Dra. Cilmara Ayache, Profa. Ma. Juliana Campos Francelino e Profa. Ma. Maira Cristiane Benites, que trouxeram experiências e metodologias inovadoras para o atendimento inclusivo.
De acordo com os organizadores, a formação reforça o compromisso ético, social e institucional de garantir pertencimento, equidade de oportunidades e a efetivação dos direitos humanos.
“A inclusão é um direito fundamental e um dever de todos os entes públicos. Esse curso permite que servidores estejam preparados para transformar realidades, promover ambientes mais acessíveis e assegurar que a cidadania seja exercida de forma plena por todos”, destacaram os docentes.
A psicóloga e gestora de ações do trabalho da Funtrab, Fabiana Franzini considerou que o curso foi muito enriquecedor, pois proporcionou uma visão mais ampla sobre o papel do servidor público na promoção da cidadania de Pessoas com Deficiência. “Aprendi estratégias práticas que vou aplicar no meu dia a dia de trabalho, sempre com foco em tornar os serviços da Funtrab mais inclusivos e acessíveis a todos”, concluiu.
“A formação trouxe reflexões importantes sobre como podemos identificar e superar barreiras que dificultam o acesso das Pessoas com Deficiência. Saio desse curso mais preparada para contribuir com um atendimento mais humanizado e acolhedor, que valorize as diferenças e fortaleça a cidadania,” relatou a assistente social e gestora de ações do trabalho da Funtrab, Zoraida Ortiz Semidei.
Com a conclusão da capacitação, a Funtrab reafirma seu compromisso em fortalecer a política de inclusão e cidadania no Estado, qualificando servidores para atuarem com sensibilidade, técnica e responsabilidade social.
Cláudia Yuri, Funtrab