Nesta quinta-feira(12/09), acontece o 3° Seminário “O papel dos sistemas de Justiça sul-mato-grossenses no contexto da acessibilidade e inclusão”, no auditório do Bioparque Pantanal, na Capital.
O evento é uma parceria do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, a Defensoria Pública, Ministério Público do Estado, Ministério Público do Trabalho, Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul e Tribunal Regional Eleitoral.
O seminário é em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, destinado a magistrados, magistradas, promotores, promotoras, procuradores, procuradoras, advocacia, servidores, servidoras, docentes, estagiários, estagiárias, estudantes e público externo em geral.

Na oportunidade, a diretora-presidente da Funtrab Marina Hojaij Dobashi, abordou a empregabilidade para pessoas com deficiência pela Funtrab, explicou que a Fundação é responsável por captar a vaga das empresas que estão vindo e que, apesar de existir a lei de cotas, a pasta vem trabalhando para que os empregadores compreendam que a inclusão é necessária.“ Vinculamos, desde o início de 2023, a pasta do trabalho com o desenvolvimento econômico, para juntos estabelecermos a política estadual de trabalho, emprego e renda. Queremos realmente que essa empregabilidade atenda às pessoas com deficiência pelas suas capacidades, sabemos que nada pode ser impedimento”, explicou a dirigente. E anunciou aos participantes sobre a Rodada da Empregabilidade, a ser realizada no dia 20/09 no Bioparque Pantanal, um evento exclusivo para Pessoas Com Deficiência(PcD).
A programação do seminário ainda conta com palestras sobre os direitos linguísticos dos surdos, indígenas, surdos, cegos, além do direito antidiscriminatório e capacitismo, lutas e desafios do indígena com deficiência, deficiências ocultas, entre outros temas.
Durante o evento serão homenageadas pessoas que atuam ou atuaram de forma relevante para a acessibilidade e a inclusão no Estado de MS, as quais receberão um troféu de reconhecimento: o prêmio “Acessibilidade para Todos”, instituído pela Portaria Conjunta nº 1, de 14 de setembro de 2023.
A ação faz parte da campanha “Justiça Consciente”, do TJMS, que tem como objetivo conscientizar magistrados, servidores e colaboradores sobre temas fundamentais relacionados à sustentabilidade, acessibilidade e inclusão.
Cláudia Yuri, Funtrab