Campo Grande(MS) – O atendimento na Casa do Trabalhador de Dourados permanece suspenso devido à dificuldade da direção da Fundação do Trabalho de MS(Funtrab) em dialogar com a prefeita Délia Razuk. A dificuldade é reestabelecer o Termo de Cooperação firmado em julho/2016, segundo o qual a Prefeitura se obriga , principalmente a ceder funcionários que preencham o perfil necessário ao atendimento ao público.
Pelo Termo, cabe à Funtrab arcar com as despesas de aluguel, IPTU, água, luz e telefone, além de manter as adequações necessárias ao bom funcionamento , zelando pela infraestrutura e supervisionando seu funcionamento, bem como fornecer material de consumo, permanente e de expediente, entre outros .
Entretanto, a Prefeitura não está disponibilizando os servidores e assim, dês cumprindo o acordo firmado, o que impossibilita o funcionamento regular da Casa do Trabalhador que atendia diariamente 300 pessoas com emissão de Carteira de Trabalho, encaminhamento ao mercado de trabalho, Seguro- Desemprego e microcrédito.
Vale ressaltar que, em recente visita da direção da Fundação no início de maio deste ano, à Casa do Trabalhador de Dourados, foi constatado total abandono , com chão sujo de barro, móveis empoeirados, demonstrando que a falta de servidores da Prefeitura ocasionou a falta de limpeza no local, se não bastasse o emaranhado de fios pelo meio da sala, na altura da cabeça de quem transitava pelo local, dentre outras irregularidades.
Mesmo antes da suspensão do atendimento em Dourados, a direção da Funtrab, por meio de seu diretor-presidente Wilton Acosta, vem fazendo várias tentativas para se reunir com a prefeita Délia Razuk, sem sucesso. Foram solicita das audiências tanto na Prefeitura de Dourados , como reunião em ocasiões em que a prefeita viesse a Campo Grande, que por desconhecidas razões , não se concretizou.
Nesta segunda-feira(10), às 14 horas, por exemplo, estava agendada uma reunião da prefeita e a diretoria da Funtrab na sede da Fundação , na Rua 13 de maio, 2773, para tratar o assunto em pauta, entretanto a prefeita não compareceu, não enviou representante e sequer justificou o não comparecimento.
Waldemar Hozano/ Cláudia Yuri -Fundação do Trabalho de MS( Funtrab)