A Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul(Funtrab) realizou nesta sexta a Rodada da Empregabilidade para PcD (Pessoas com Deficiência), no qual reuniu 20 empresas empregadoras, trabalhadores com deficiência para promover a inclusão das Pessoas com Deficiência(PcD) no mercado formal de trabalho.
Dia 21 de setembro é comemorado no Brasil o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Como uma luta permanente, a data representa o nascimento e a renovação da luta das Pessoas com Deficiência(PcD), suas reivindicações são pelas políticas de inclusão e o fim da exclusão social.
A inclusão da pessoa com deficiência está diretamente ligada à missão para a transformação da vida da pessoa com deficiência e sua família, prestando um serviço que visa à melhoria da qualidade de vida e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
“A inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho proporciona a esse público maior autonomia financeira, novas relações sociais e perspectivas de vida”, ressalta a diretora-presidente da Funtrab Marina Dobashi.
O campeão paralímpico Yeltsin Jacques esteve presente e realizou um vídeo pessoal elogiando a atitude da Funtrab e do Governo do Estado por promover essa Rodada de Empregabilidade. “Incluir a pessoa com deficiência é fundamental, mas mais importante é mostrar as capacidades que essas pessoas têm de transformar o ambiente e agregar valor. O maior desafio hoje é demonstrar o valor que podemos somar” ressaltou.
O candidato Wander Maycon Nascimento Godoy, 40 anos, bacharel em Direito, há sete meses desempregado, soube do evento pelo Setor de Serviço Social da Funtrab. Teve paralisia infantil e trabalhou na área administrativa de um banco privado por 5 anos e 7 meses. Foi encaminhado por um escritório de advocacia e está esperançoso que conseguirá o almejado emprego.
Residindo há cinco anos em Campo Grande, a psicóloga Juliana Gonçalves Tonini, trabalhou numa empresa por 4 meses como acompanhante terapêutica e busca um novo emprego. Portadora de Transtorno do Espectro Autista(TEA) e TDAH(Transtorno de Déficit de Atenção e/ Hiperatividade), ela tem um filho autista e soube da Rodada pela publicação da Funtrab no Instagram. “Que as pessoas vejam que temos capacidade para tudo”, conclama a psicóloga.
Já Lindomar Trindade, 48 anos, casado e três filhos também teve paralisia infantil e há 5 meses ficou desempregado. Pretende concorrer a alguma oportunidade na área administrativa e no último evento em 2014 conseguiu um emprego no ‘Dia D – Pessoas Com Deficiência’, promovido pela Funtrab. “Meu Seguro-Desemprego vence em novembro e tenho confiança que vou conseguir uma oportunidade”, resume o candidato, confiante.
Durante o evento, foram disponibilizadas 133 vagas específicas para PcD. Para os candidatos que não puderam comparecer, os interessados podem se cadastrar na Funtrab, a serem atendidos no Serviço Social, pois há vagas 123 vagas disponíveis para Pessoas com Deficiência nesta semana. A Funtrab fica na Rua 13 de maio, 2.773 – Centro e atende das 7h30 às 17 horas.
Cláudia Yuri, Funtrab