As conferências públicas são momentos privilegiados e democráticos de participação ativa da sociedade nos debates sobre temas e questões relevantes que dizem respeito à sociedade, oferecendo subsídios para a formulação e avaliação das políticas públicas.
Assim sendo, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Mato Grosso do Sul(SRTE/MS), por meio da Comissão Organizadora Estadual da IV Conferência de Economia Popular e Solidária do Mato Grosso do Sul convocam as etapas intermunicipais da IV Conferência de Economia Popular e Solidária no Estado do Mato Grosso do Sul como tema: “ECONOMIA POPULAR E SOLIDÁRIA COMO POLÍTICA PÚBLICA: Construindo territórios democráticos por meio do trabalho associativo e da cooperação”:
- 23/04/2025(quarta-feira) – 4a Conferência Intermunicipal de Economia Solidária, em Ladário e Corumbá
- 26/04/2025(sábado) – 4a Conferência Intermunicipal de Economia Solidária, dos municípios de Campo Grande, Sidrolândia e Jaraguari a ser realizada em Campo Grande.
- 28/04/2025(segunda-feira) – 4a Conferência Intermunicipal de Economia Solidária, dos municípios de Dourados, Juti e Nova Andradina a ser realizada em Dourados.
As prefeituras municipais convocam:
- 24/05/2025(quinta-feira) – Aquidauana e Anastácio –– 4a Conferência Intermunicipal de Economia Solidária
- 25/04/2025(sexta-feira) – 2ª Conferência Municipal de Economia Solidária, em Terenos
É condição indispensável para a participação das Conferências Estadual e Nacional a participação nas Conferências Regionais. As conferências elaborarão planos territoriais de Economia Popular e Solidária e as resoluções tomadas são indispensáveis e oferecerão subsídios para a Conferência Estadual de Economia Solidária, prevista para acontecer nos dias 28 e 29 de maio de 2025, em Campo Grande e posteriormente, para a Conferência Nacional de Economia Solidária(Conaes), em Brasília/DF.
A Funtrab é membro da Comissão Organizadora Estadual da IV Conferência de Economia Popular e Solidária do Mato Grosso do Sul, por meio da Diretoria de Microcrédito, Economia Solidária e Fomento ao Empreendedorismo. “Assim, a Economia Popular e Solidária se torna um pilar fundamental para a construção de um futuro mais justo e sustentável no Estado, onde todos têm a chance de contribuir e prosperar”, explica a diretora-presidente da Funtrab Marina Dobashi.
A Economia Popular e Solidária (EPS) é um modelo econômico que busca promover a inclusão social, a justiça econômica e a sustentabilidade por meio da organização coletiva e do trabalho associativo.
Em suma, a Economia Popular e Solidária, quando reconhecida e apoiada como uma política pública, tem o potencial de transformar realidades, fortalecer comunidades e construir um modelo de desenvolvimento que prioriza o ser humano em sua totalidade. É um caminho promissor para a construção de sociedades mais democráticas e solidárias.
Cláudia Yuri, Funtrab