Campo Grande(MS) – Tendo como público-alvo as famílias em situação de pobreza, empreendimentos de economia solidária em áreas urbanas, quilombolas (afrodescendentes), indígenas das etnias Terena, Kadiwéu, Guarani/Kaiowá e assentados da reforma agrária, além de empreendimentos da agricultura familiar, estão sendo realizadas oficinas do ‘Projeto MS Solidário’ – A Economia Solidária no município de Taquarussu’.
Esse projeto é desenvolvido em parceria entre o governo federal, por meio do Ministério do Trabalho e Emprego representado pela Secretaria Nacional de Economia Solidária(Senaes) e o governo do Estado, sob responsabilidade da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), por meio da Coordenadoria de Trabalho e Economia Solidária.
O diretor-presidente da Funtrab, Wilton Acosta afirma que o MS Solidário “contribui, sobremaneira, para a superação da extrema pobreza em Mato Grosso do Sul, uma vez que beneficia importantes segmentos, muitas vezes desassistidos, promovendo sua inclusão na economia, uma vez que propicia geração de emprego e renda”.
A ação teve início ontem (20) no município e se estende até hoje(21). Amanhã e sexta-feira será a vez de Novo Horizonte do Sul receber a equipe da Funtrab. O objetivo das oficinas é mobilizar o público-alvo da economia solidária, com informações e conhecimento para o desenvolvimento das atividades relacionadas ao segmento.
Em cada edição, ocorre a apresentação do projeto, explanações sobre o que é economia solidária e seus empreendimentos; produção, comercialização, consumo e finanças solidárias; microcrédito, bancos comunitários, clube de trocas, fundos rotativos; Fórum Brasileiro e Estadual de Economia Solidária; central de comercialização; identificação dos empreendimentos econômicos solidários; constituição de um Núcleo de Contato de Economia Solidária.
O projeto MS Solidário se propõe, através de ações integradas, contribuir para a superação da extrema pobreza e fortalecimento do movimento de economia solidária no Estado de Mato Grosso do Sul, implementando ações já em andamento.
Além disso, por meio de iniciativas econômicas solidárias, através de ações de mobilização, sensibilização, formação, e organização sócio- comunitárias visa oportunizar a geração de trabalho e renda às famílias atendidas por programas sociais proporcionando-lhes inclusão social e produtiva.
Waldemar Hozano – Fundação do Trabalho de MS(Funtrab)