Mais uma edição do encontro de RH ‘Gente que Cuida de Gente’ foi realizada nesta quarta (21/08), oportunidade em que a equipe da Fundação do Trabalho de MS(Funtrab) esteve presente. Promovido pelo Sesi/MS, o tema do encontro deste mês foi “Atração, seleção e engajamento de pessoas”, no Centro de Convenções Albano Franco, na Capital.
A abertura foi realizada pela equipe do Capital Humano(Sesi/MS), seguida pela palestra sobre “A importância da avaliação psicológica e assertividade no processo de A&S”. Foram apresentados os cases das empresas Semalo, startup e Real H.
Para o trainee de Gestão Pública que atua na Funtrab, José Luiz de Oliveira Neto, o encontro dos participantes foi muito proveitoso e foi de grande importância a participação de algumas servidoras que fazem parte do atendimento da Funtrab para criar estratégias para divulgação assertiva das vagas. “Gerou diversos insights, pois foi possível compreender quais as necessidades e dificuldades dos RHs das empresas nos processos de recrutamento e seleção. E hoje como Fundação, somos o primeiro contato do candidato antes de ser direcionado à empresa. Dessa forma, ao ouvir as dificuldades encontradas pelas empresas na contratação, podemos trabalhar para melhorar o perfil dos candidatos encaminhados às vagas disponibilizadas. Além disso, ouvir os cases de sucesso das empresas que desenvolveram mecanismos práticos e ágeis para recrutamento e seleção de candidatos foi bem animador e nos motiva a buscar soluções práticas para aplicar no dia a dia da Funtrab”, explica José Neto.
Vinculada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), a Funtrab, alinhada à política de desenvolvimento das atividades produtivas do Estado, que tem possibilitado a criação de postos de trabalho e de geração de renda, atua como intermediadora entre o trabalhador e a vaga.
Atuante há mais de 20 anos na Funtrab, a gestora de ações do Trabalho e psicóloga Edeslaine Miéres Nobre considera que toda oportunidade de troca de experiências enriquece pessoal e profissionalmente e o evento ofereceu um espaço muito estimulante, com exposições descontraídas e esclarecedoras. “Além das apresentações de ferramentas e serviços disponíveis pela instituição do Sesi para potencializar capitais humanos nas organizacões, os cases apresentados mostraram como equipes de RH vêm se superando diante dos desafios atuais no mercado de trabalho com criatividade e compromisso para a atração, seleção e engajamento de seus funcionários. Certamente a participação de servidores nestes eventos poderá agregar muito ao desempenho da Funtrab “, conclui a psicóloga.
Cláudia Yuri, Funtrab