Campo Grande (MS) – Nesta quarta-feira (15.03), na abertura do evento “Emprega Mulher”, a primeira-dama do Estado Mônica Riedel enfatizou a importância do protagonismo feminino, a consequência dessa ação como geradora de oportunidades, com vagas de emprego, capacitação, orientações sobre currículos, dentre outras.
“É nosso dever trabalhar para melhoria das mulheres, com todos os serviços disponíveis nesse evento, elas terão oportunidades de aprender como empreender com nossas parceiras, pois são mulheres cuidando de outras mulheres”, finaliza Mônica.
O Emprega Mulher ocorre nos dias 15 e 16 de março, das 9 às 11h e das 13 às 17h. A programação foi pensada visando preparar mulheres para acessar o mercado de trabalho por meio de capacitações, oficinas e auxílio na elaboração de currículos. Segundo a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o evento vem para empoderar e apoiar este público na Capital, visando a sua independência financeira, seja por meio do emprego formal ou pela via do empreendedorismo.
Compareceram na abertura do evento o diretor-presidente da Fundação do Trabalho de MS (Funtrab), Marco Aurélio Santullo, o secretário adjunto da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) Ademar Silva Júnior, juntamente com o secretário executivo de Qualificação e Trabalho da Semadesc, Bruno Bastos.
Santullo agradeceu e enfatizou o apoio da primeira-dama do Estado Mônica Riedel para realização do evento. Enalteceu a importância das mulheres na construção das políticas de emprego trabalho e renda no Brasil, que, desde os primórdios as mulheres tiveram um papel fundamental, citou como exemplo a participação da saudosa Ruth Cardoso, que lutou veementemente na ocupação da mulher em vários setores da sociedade.
No final do discurso, enfatizou o bom resultado na geração de emprego em MS, confirmados por meio dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), no mês de janeiro 2023, Mato Grosso do Sul está em 7º lugar entre as unidades da federação na geração de empregos formais com saldo de 4.669 empregos. O crescimento de 0,78% em relação ao estoque de emprego do mês anterior coloca o MS em 3º lugar em termos de crescimento percentual em janeiro de 2023. Por se tratar do primeiro mês do ano, ainda não existem dados acumulados em 2023.