Focada em proporcionar oportunidades de emprego e capacitação para profissionais do setor de transporte e desenvolvimento de uma economia sustentável, a Feira de Empregabilidade é organizada pelo Sest/Senat, em colaboração com a Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) e a Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação). Trata-se de um encontro estratégico entre candidatos a emprego e empresas do setor de logística que buscam novos talentos e oferecem informações sobre suas vagas e programas de desenvolvimento profissional.
Para os participantes é uma excelente oportunidade para networking, conhecer as demandas do mercado de trabalho e até mesmo para conseguir uma colocação ou avançar na carreira. Esses eventos também oferecem palestras, workshops e outras atividades que ajudam os participantes a se prepararem melhor para o mercado.
Desde 2022, o Sest/ Senat realiza a Feira de Empregabilidade, destinada a promover a conexão entre empresas em busca de profissionais e trabalhadores do transporte em busca de oportunidade. Em 2023, a Feira passou por sete cidades, em cinco regiões do país, levando oportunidades para os profissionais do setor.
Um dos destaques da Feira é o programa “Voucher Transportador”, uma iniciativa do Governo do Estado que proporciona qualificação gratuita para motoristas de carga e ônibus. Além de receberem treinamento especializado, os participantes têm a oportunidade única de adicionar as categorias “D” e “E” em suas habilitações, gratuitamente.
A criação do programa atende uma demanda do setor de transportes, já que muitas vagas para motoristas estão abertas, no entanto, faltam profissionais qualificados para preencher os cargos. O secretário-executivo de Qualificação Profissional e Trabalho da Semadesc Bruno Gouveia Bastos explica que o plano estadual “MS Qualifica” tem justamente este objetivo, que é capacitar trabalhadores, em áreas que tem empregos disponíveis. ”Anuncio em primeira mão que pretendemos convocar os 7.300 inscritos no ano passado, pois é compromisso do Governo do Estado, é um programa que precisa continuar, ressalta o secretário. Ciente desse compromisso, a diretora-presidente da Funtrab Marina Dobashi reitera a afirmação. “Não vamos mais intermediar mão de obra e sim, conectar pessoas num Estado em pleno desenvolvimento,” destaca a dirigente.
Na ocasião, foram entregues os certificados para alguns concluintes dos cursos, atualmente empregados na nova função. A motorista Franciny Rafaely Souza Sabino conta a sua experiência com o Programa. “Antes de ser contratada há dois meses pela Gold Transportes, trabalhei como servente de pedreiro, auxiliar de pintura e auxiliar de produção, sempre vulnerável a preconceitos por ser mulher. Pedi demissão do meu último emprego e resolvi aderir ao Programa Voucher Transportador. Hoje recebo um salário bem melhor e me sinto realizada como motorista de transporte de passageiros,” comemora a contratada.
Neste evento, a Funtrab disponibilizou 185 oportunidades na área de transportes. Vinculada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), a Funtrab, alinhada à política de desenvolvimento das atividades produtivas do Estado, tem possibilitado a criação de postos de trabalho e de geração de renda, atua como intermediadora entre o trabalhador e a vaga.
Cláudia Yuri, Funtrab
Foto de Capa: Luiz Valney (Xuxa)