Entre os dias 25 e 27 de março (terça a quinta), moradores de rua de Campo Grande terão acesso a 40 serviços gratuitos na segunda edição do Pop Rua Jud Pantanal. O evento acontece no Parque Ayrton Senna, das 8h às 16h, e busca proporcionar inclusão social e acesso a direitos essenciais para essa população vulnerável.
A ação é promovida pelo TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) e pela SJMS (Subseção Judiciária de Mato Grosso do Sul), em parceria com a Prefeitura de Campo Grande, instituições públicas e organizações não governamentais. Entre os participantes, a Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) terá papel fundamental ao oferecer oportunidades de emprego e orientação profissional.
Haverá emissão e regularização de documentos (certidão de nascimento, casamento e óbito, RG, CPF, certificado de reservista, dispensa e alistamento militar); cadastro e atualização em programas sociais (CadÚnico); requerimento de benefícios previdenciários e assistenciais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); consulta e liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), PIS/PASEP e seguro-desemprego; plantão de dúvidas da Caixa Econômica Federal (Caixa) e oportunidade de emprego.
Também estarão disponíveis orientações a imigrantes, público LGBTQIA+ e egressos do sistema penitenciário. Os participantes também terão acesso a informações sobre livramento condicional, defesa em processos criminais, direito de família, assistencial e à saúde, direitos humanos e violência contra mulher.
O diretor de Relações do Trabalho da Funtrab, Luiz Eduardo Rocha, ressalta a importância da presença da fundação no evento: “Nosso compromisso é levar oportunidades a todos, inclusive às pessoas em situação de rua. Vamos oferecer serviços de intermediação de mão de obra e orientação profissional, ajudando aqueles que desejam uma nova chance no mercado de trabalho”.
Assessoria de Comunicação Funtrab