Nesta sexta(21/06), os servidores da Fundação do Trabalho de MS(Funtrab), gestores das Casas do Trabalhador e agentes do Programa Mais Social estiveram reunidos no auditório da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), sito à Av. Tamandaré, no 6000 – Jardim Seminário, na Capital.
O intuito foi de realizar a capacitação para o recadastramento dos beneficiários do Programa Mais Social, assegurando o desenvolvimento humano e social dos mesmos, proporcionando oportunidades de trabalho e geração de renda, planejando, coordenando e executando as ações programáticas de geração de emprego, elevação da renda familiar e qualificação profissional dos beneficiários dos Programas da SEAD(Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos).
O evento contou com a presença da secretária de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos Dra. Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira; do secretário-adjunto da SEAD Dr. Anderson Chadid Warpechowski; da diretora-presidente da Funtrab Marina Dobashi; da superintendente do Programa Mais Social – Andressa Farias; da assessora do procurador de Estado Dr. Wagner Moreira Garcia, Dra. Lilian Camargo; da secretária-executiva de Assistência Social da SEAD Taciana Afonso Silvestrini; do secretário-executivo de Direitos Humanos da SEAD Ben-Hur Ferreira e da Dra. Priscila Nunes(LGPD).
A integração das informações dos Programas Sociais da SEAD aos cadastros da Funtrab tem por finalidade, especialmente, neste momento, atender ao Programa Mais Social, no que tange à disponibilidade de qualificação, treinamento profissional e encaminhamento ao mercado de trabalho dos beneficiários do Programa Social.
O Programa Mais Social, no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul, reorganizado pela Lei nº 6.150, de 1º de dezembro de 2023, tem o objetivo de prestar atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar e nutricional, bem como de promover a inclusão social e o acesso às demais políticas públicas.
A diretora-presidente da Funtrab, Marina Dobashi, explica sobre o desenvolvimento de uma plataforma on-line (aplicativo) onde os candidatos possam cadastrar seus currículos e empregadores possam cadastrar suas vagas disponíveis, evitando o deslocamento p/ a sede. “Com essa parceria, nosso maior objetivo será ajudar as pessoas a não precisarem mais de ajuda. Através da qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho esperamos que diversas famílias tenham melhoria na qualidade de vida, trazendo desenvolvimento e crescimento para a sociedade”, explica a diretora.
Cláudia Yuri, Funtrab