Desde o início de julho, a Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) firmou parceria com a Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia) e a Funtrab (Fundação do Trabalho do Mato Grosso do Sul) com o objetivo de melhorar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho e aprimorar a oferta de serviços . A iniciativa visa a oferta de cursos na área de economia criativa, atendendo às demandas do mercado de trabalho criativo, ampliando as perspectivas de emprego e qualificando a mão de obra artística.
É importante destacar que os cursos de capacitação/qualificação foram um pedido do público durante as reuniões regionais para a elaboração do Plano Estadual de Economia Criativa em 2023, culminando no eixo “Qualifica + Criativo”. Esse eixo tem como objetivo capacitar, treinar e aprimorar os profissionais criativos, buscando maior qualidade nos serviços e produtos oferecidos, além de fomentar e desenvolver o setor, que está em expansão tanto no estado quanto no mundo, representando um enorme potencial de transformação e inclusão socioeconômica.
Nesta semana, os criativos de Mato Grosso do Sul tiveram a oportunidade de participar do curso de “Estratégias para Acesso a Editais e Incentivos Fiscais na Economia Criativa”, ministrado pelo Senac. Outros cursos a serem ministrados serão : “Gestão Financeira para Negócios Criativos”; “Formação de Preço para Produtos e Serviços Criativos”; “Identidade Visual para Empreendimentos Criativos”; “Marketing Digital e Redes Sociais para Negócios Criativos”; “Introdução ao Empreendedorismo Criativo”; “Relacionamento com o Cliente e Experiência do Consumidor”; “Fotografia de Bolso: Fotografe, Edite e Compartilhe com o Celular”.
Acompanhado do secretário-executivo de Qualificação Profissional e Trabalho da Semadesc, Esaú Aguiar e da assessora especial de gabinete da Setesc Luciana Azambuja , o diretor de Qualificação Profissional da Funtrab Rony de Oliveira, explanou que foram oito títulos criados especialmente para o fomento e aperfeiçoamento dos artistas e pessoas envolvidas com a classe cultural do Estado. “As inscrições devem ser feitas no site do Senac (https://ww3.ms.senac.br/). As turmas terão 20 alunos, maiores de 16 anos. Os cursos ocorrerão às terças e quartas-feiras, no período noturno, no Senac Hub Academy, em Campo Grande, que fica na Rua do Parque, 75 – Centro”, frisou o diretor. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (67) 3312-6260.