Programa de estágio no Governo vai qualificar formação e dar experiência aos alunos, avaliam reitores

Categoria: Oportunidade | Publicado: sexta-feira, fevereiro 11, 2022 as 07:55 | Voltar

Para os reitores de diferentes universidades do Estado a contratação de estagiários para trabalharem no Governo do Estado, vai qualificar a formação dos acadêmicos e dar experiência profissional, que será fundamental para entrada no mercado de trabalho.

Reitor da UFMS, Marcelo Turine (Foto: Leandro Benites/UFMS)

Esta iniciativa será possível por meio do programa “Estágio Supervisionado”, que tem o investimento de R$ 11, 8 milhões do governo estadual, para que estudantes de diferentes cursos possam atuar nas repartições públicas. A primeira turma já terminou a capacitação profissional e começa a trabalhar a partir do dia 14 de fevereiro.

“Fizemos esta proposta ao Estado, que foi aceita pelo governador Reinaldo Azambuja. Na universidade tem conhecimentos técnicos e científicos, mas gostaríamos desta conexão com a gestão pública. Para uma formação mais completa ao estudante, que irá contribuir ao seu futuro profissional no mercado de trabalho”, descreveu o reitor da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Marcelo Turine.

Ele destacou que esta cooperação entre as universidades e o setor público terá resultados positivos. “É fundamental estimular os nossos jovens para receberem capacitação e experiência, e ainda ajudarem na governança. Agradeço ao governador por acatar o projeto. O programa é um sucesso”, afirmou.

Gestão com planejamento

Reitora do IFMS, Elaine Cassiano (Foto: Chico Ribeiro)

A reitora do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), Elaine Cassiano, que é presidente do Crie-MS (Conselho de Reitores de Instituições de Ensino Superior de MS), destaca que o novo programa mostra que o Governo do Estado trabalha com planejamento na sua gestão.

“Este investimento não é apenas financeiro, mas de conhecimento. Esta ação de capacitar este estagiário para trabalhar no governo, é algo fundamental. Demonstra que a atual gestão é assertiva e de resultados. Não dá para colocar jovens em ambiente de trabalho, onde as pessoas não estão preparadas para recebê-los”.

Elaine também citou o bom diálogo do governo estadual com as universidades. “O acesso das universidades com o Governo do Estado é maravilhoso, outros estados têm dificuldades. Olhar para ciência e tecnologia são para poucos”.

Expectativa positiva

Estudante Pedro Afonso Leite (Foto: Chico Ribeiro)

A primeira turma de 104 estagiários realizou a capacitação de 3 de janeiro até 8 de fevereiro e vão começar a trabalhar no Governo na próxima semana. Os estudantes elogiaram a qualificação que receberam neste período e dizem que a expectativa é positiva para iniciar as atividades.

“A capacitação foi muito positiva, os professores tinham um vasto conhecimento dos temas, e acrescentou muito para mim como acadêmico e estagiário. O governo está de parabéns com a realização deste programa”, elogiou o estudante de Engenharia Civil, Pedro Afonso Leite, que vai trabalhar na Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos).

A estudante de Psicologia, Manuela dos Santos, contou que a expectativa é positiva para atuar na Gestão de Pessoas e Recursos Humanos da SAD (Secretaria Estadual de Administração). “A capacitação foi muito boa. Os professores sempre dispostos a tirar nossas dúvidas. Tivemos muitas disciplinas importantes que vão me ajudar no estágio. Estou com uma expectativa alta para o estágio. Esta experiência será importante na minha formação”.

O professor da UFMS, Dalton de Souza, que ministrou aulas de "Gestão Estratégica" aos novos estagiários, destacou que esta capacitação inicial foi importante aos estudantes. "Os alunos estarão qualificados para atuar no dia a dia do Governo do Estado, sabendo mais sobre gestão pública. Foi uma excelente oportunidade participar deste programa, além de conhecer a gestão estratégica bem conduzida pelo Governo".

Leonardo Rocha, Subcom
Foto Capa: Chico Ribeiro

Publicado por: mmelo@funtrab.ms

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.