Em agosto de 2020, durante a pandemia, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, lançou o Programa Recomeçar, com objetivo de levar às mulheres em situação de violência ou outra vulnerabilidade social oficinas de capacitação on-line, promovendo o empoderamento econômico e social das mulheres como porta de saída da violência doméstica.
Desde então o programa capacitou 501 mulheres e emitiu por meio dos parceiros como Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MS) e Fundação do Trabalho de MS (Funtrab), 1864 certificações em diferentes cursos.
Um ano após o lançamento do projeto e devido ao grande sucesso de público, o Governador Reinaldo Azambuja formalizou a criação do Programa Recomeçar por meio do Decreto nº 15.739, de 2 de agosto de 2021.
A partir de Agosto de 2021, com a contenção dos casos de covid-19 e seguindo as normas de biossegurança, a SPPM deu inicio ao Programa Recomeçar, “Mulheres que fazem” na modalidade presencial nos bairros da cidade de Campo Grande. Somente no mês de agosto de 2021 participaram das oficinas presenciais 163 mulheres da Capital.
Nos dias 14, 15 e 16 de setembro das 19h às 21h, a SPPM promove, em parceria com a FUNTRAB, mais uma oficina presencial do Programa Recomeçar – “Mulheres que fazem”, o tema: Plano de Negócio Simplificado, a capacitação acontecerá no Instituto Plenitude de Vida localizado no bairro Jardim Columbia, endereço Rua Urariocara, 1751. Qualquer mulher acima de 16 anos pode participar.
Se você é de Campo Grande e pretende levar uma das oficinas do Programa Recomeçar para o seu bairro, igreja, associação, comunidade ou grupo de mulheres, entre em contato com a Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para mulheres pelo e-mail mulheres@secic.ms.gov.br e solicite maiores informações.
Unidas, as mulheres sul-mato-grossenses estão sendo protagonistas de uma nova história.
Fonte: SPPM-MS