Campo Grande (MS) – O setor de serviços destacou-se na geração de oportunidades de empregos formais em MS no primeiro trimestre de 2021, foi o setor que mais contratou com 7.292 postos de trabalho.
No setor de serviços o grupo dos trabalhadores como os representantes do comércio em lojas e mercados, os trabalhadores dos serviços de hotelaria e alimentação nas funções de cozinheiros, auxiliares nos serviços de alimentação e atendentes de lanchonete, foram os que mais oportunizaram vagas.
Outro setor que também gerou várias oportunidades foi o comércio com 3.403 postos de trabalho nos meses de janeiro, fevereiro e março, a evidência é para o grupo vendedores e prestadores de serviços do comércio, com a atividade de vendedor de comércio varejista.
O grupo de trabalhadores administrativos pertence ao setor do comércio, com as atividades de assistente administrativo e auxiliar de escritório teve grande relevância na geração de empregos.
Cabe ressaltar que em 2020 MS os números da Jucems (Junta Comercial de MS)registraram 7.903 novas empresas constituídas no Estado. Em 2021 em três meses são 2.372, com isso há mais oportunidades de empregos.
Caged
Os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados)que demonstram como foram as contratações e demissões no mercado de trabalho 2021 foram divulgados pelo Governo Federal no final do mês de abril.
Os dados revelam que no primeiro semestre de 2021, MS é um dos estados que mais gerou empregos, e está entre os 12 melhores no Brasil em 2021. Os meses de janeiro, fevereiro e março teve expansão na geração de empregos formais com 15.689 postos de trabalho em MS, os três meses estão com saldo positivo.
Magna Melo (Funtrab)