Palestra na Funtrab abordou ações voltadas aos idosos
Campo Grande(MS) – O atendimento à pessoa idosa em Mato Grosso do Sul pela Funtrab foi tema de palestra realizada na Fundação, oportunidade em que reuniu dezenas de idosos, grande parte deles assistidos pela Casa de Abraão e contou com presença de representantes dos poderes públicos e de entidades que se dedicam especificamente à faixa etária conhecida como melhor idade.
Ao dar as boas vindas aos participantes, o diretor-presidente da Fundação Wilton Acosta falou da satisfação de receber plateia tão especial e reconheceu a colaboração prestada pelos idosos ao Estado e ao município lembrando que não são poucos os idosos que permanecem produtivos. “Atualmente várias empresas vêm reconhecendo a capacidade e empregando número considerável de pessoas que se encontram nesta que é a melhor fase da vida”, comentou.
Presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa de Mato Grosso do Sul e coordenador da Casa de Qualificação da Funtrab em Campo Grande João Machado Gomes Neto, responsável pelo evento, procurou demonstrar aos idosos presentes que ainda é “tempo de aprender, de se dedicar a uma atividade que possa trazer não somente resultados financeiros mas, também, satisfação pessoal”.
Sob responsabilidade da psicóloga Giseli Oliveira foi realizada palestra motivacional demonstrando aos presentes que idade “não é obstáculo para as pessoas serem úteis”. Na sua abordagem a psicóloga demonstrou que há empresas que dão prioridade à contratação de idosos para diversos setores e vêm obtendo resultados bastante positivos.
Na mesma ocasião, o coordenador do Banco Cidadão João José Sales Filho falou aos presentes incentivando as pessoas da melhor idade a procurarem microcrédito mesmo não sendo empresários formais. “A experiência de cada um nessa altura da vida, é muito interessante por saber, muito bem, administrar. A verba é liberada com o mínimo de burocracia e é providencial para ajudar tanto a iniciar uma atividade econômica como para fortalecer as já existentes”, disse Sales.
Presente à palestra, acompanhando grupo de pessoas sob sua responsabilidade, a coordenadora da Casa de Abraão Edméia Almeida Couto foi enfática ao afirmar que foi “muito prazeroso participar desse momento tão importante e não podemos deixar de agradecer ao Wilton Acosta, diretor-presidente da Funtrab, pela sua sensibilidade. É muito bom sentir que os nossos governantes estão empenhados em proporcionar oportunidades não só para os jovens, não esquecendo os idosos. Quero cumprimentar os dirigentes da Funtrab e, em especial o professor João Neto”.
Entre outras autoridades participaram do evento o diretor-presidente da Funtrab Wilton Acosta, o diretor-executivo Anivaldo Cardoso, Juliana Funes representando a secretária Elisa Cléia Nobre, da Sedhast, a subsecretária de Politicas para a Mulher Amélia Laura e a Irmã Fátima, que há várias anos se dedica à causa dos idosos.
Waldemar Hozano ( Fundação do Trabalho de MS)