O Observatório do Trabalho de Mato Grosso do Sul é uma iniciativa da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).
Esta iniciativa estratégica visa produzir informações e análises detalhadas sobre o mercado de trabalho e a situação do emprego no Estado, contribuindo para o desenvolvimento de políticas públicas mais eficientes e para o fortalecimento da economia regional. O Observatório do Trabalho atua como um importante instrumento para orientar atores sociais e gestores públicos no processo de formulação e execução de ações relacionadas às políticas de trabalho, emprego e geração de renda.
Seu principal objetivo é fornecer informações e análises sobre as questões do mundo do trabalho. Transformando dados em informações que possam ser compreendidas e utilizadas para entender melhor a situação atual do Estado e a efetividade dos serviços prestados à população sul-mato-grossense.
“Esta transformação é essencial para apoiar o desenvolvimento econômico e social da região, permitindo a análise e o acompanhamento das tendências do mercado de trabalho”, pontua a diretora-presidente da Funtrab Marina Dobashi.
Painéis do Mercado de Trabalho: Transparência e Acessibilidade
Buscando inovar e ampliar a sua comunicação com toda a sociedade, foram lançados os ‘Painéis do Mercado de Trabalho’, que apresentam uma visão clara e abrangente sobre emprego e renda em Mato Grosso do Sul.
Estes painéis reúnem dados de fontes oficiais, como o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), oferecendo informações essenciais para gestores públicos, empresários e a população em geral.
O painel que diz respeito ao CAGED está programado para sofrer atualizações mensais em seus dados, a RAIS por se tratar de uma base de dados anual, sofrerá atualização anual.
Confira os painéis em: https://www.funtrab.ms.gov.br/paineis-do-mercado-de-trabalho/
Cláudia Yuri, Funtrab