O ‘Setembro Amarelo’ é uma campanha fundamental para a conscientização e prevenção do suicídio, e sua relevância no mundo do trabalho é cada vez mais reconhecida. Este mês tem como objetivo romper o silêncio em torno do suicídio, promovendo diálogos abertos sobre saúde mental e incentivando a busca por ajuda.
Nesta quinta(26/09), a Fundação do Trabalho de MS(Funtrab) recebeu a palestra “Conversando sobre saúde mental”. O ambiente de trabalho ganha especial importância devido ao impacto significativo que a organização do trabalho pode ter na saúde mental.
A palestrante convidada foi a psicóloga Munira Zaher Kadi, psicóloga pós graduada em Psicologia Clínica; especialista em TCC pela PUC, especialista em Psicologia Positiva pela PUC, pós-graduada em Psiconutrição e coach. Para a psicóloga, ‘através de um acompanhamento adequado e da disponibilidade do paciente, mudanças significativas se tornam possíveis, por isso é importante que saiba que: a paciência é capaz de grandes coisas’, explica Munira.


Os balões amarelos tiveram como objetivo estimular um ambiente de diálogo e apoio, ressaltando a importância de conversar sobre o suicídio, permitindo que aqueles que enfrentam momentos difíceis se sintam à vontade para buscar ajuda.
O estresse, a pressão por resultados, jornadas excessivas e a falta de reconhecimento são fatores que contribuem para o esgotamento mental, um problema que pode levar ao desenvolvimento de transtornos mentais, incluindo a depressão, ansiedade e, em casos extremos, ao suicídio.
Cláudia Yuri, Funtrab