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Funtrab amplia atendimento com novos postos e aposta na descentralização para facilitar o acesso ao trabalho

  • 10 jul 2025
  • Categorias:Geral
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A Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) segue investindo na descentralização dos seus atendimentos para garantir que mais pessoas tenham acesso aos serviços de intermediação de mão de obra. A estratégia é levar os serviços para pontos-chave da cidade, alcançando públicos diversos e oferecendo mais comodidade para os trabalhadores.

Há duas semanas, a Funtrab iniciou um novo ponto de atendimento no CAM (Centro de Atendimento ao Migrante), vinculado à estrutura da Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEAD). O serviço, que funciona no prédio do Procon/MS, presta suporte aos migrantes e demais cidadãos para emissão de documentos, como CPF, RG e regularização de visto, além dos serviços oferecidos pela Fundação.

Luciane Cavalcanti Malheiros Silva, gestora de Ações Sociais e servidora responsável pelo atendimento no CAM, destaca a praticidade do atendimento unificado.

“Aqui são diversos serviços integrados. Ele pode resolver a documentação como o visto, CPF e RG e quando está em dia com os documentos já pode ser encaminhado para o mercado de trabalho. Tudo muito facilitado”, explica.

Luciane em atendimento a migrante.

O local fica na Rua Padre João Crippa, 3.115, Bairro São Francisco. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

Para a diretora-presidente da Funtrab, Marina Dobashi, a descentralização é uma resposta à crescente demanda por serviços de intermediação em diferentes regiões da cidade.

“É uma forma concreta de garantir que os serviços da Funtrab cheguem a quem mais precisa, onde estiver. Nosso objetivo é facilitar o acesso ao emprego e à orientação profissional, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade. Estar em mais pontos da cidade significa ampliar o alcance da nossa atuação e promover inclusão com dignidade e respeito”, assegura.

O diretor de trabalho da Funtrab, Luiz Eduardo Rocha, também reforça a importância de estar presente onde a população precisa:

“Com os novos postos de atendimento, conseguimos estar mais próximos da população e oferecer um serviço mais ágil e eficiente. Cada unidade tem sua importância estratégica e fortalece nossa missão de conectar trabalhadores às oportunidades certas, com atendimento humanizado e focado em resultados.”

Além do CAM, a Funtrab conta com unidades de atendimento nos Fáceis, que são estruturas do Governo do Estado criadas para concentrar diversos serviços públicos em um só lugar.

No Fácil Aero Rancho (Av. Marechal Deodoro, 2606), o atendimento teve início no dia 9 de junho e já ultrapassou a marca de 100 pessoas atendidas presencialmente. Quem cuida da triagem e orientações no local é a servidora Claudiamar Infran de Matos.

Espaço da Funtrab no Fácil Aero Rancho.
Localização estratégica para atenderr mais pessoas.

“A maioria dessas pessoas querem vagas de emprego. Eu faço o cadastro de todas elas e procuro encaminhá-las ao mercado de trabalho. Algumas também vêm para tirar dúvidas sobre o seguro-desemprego”, conta Claudiamar.

O atendimento no Aero Rancho acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30.

Na região sul da cidade, o Fácil Guaicurus (Av. Gury Marques, 5111 – Jardim Monumento) recebe os trabalhadores sempre às quartas-feiras, das 8h às 13h.

Já no Fácil Bosque dos Ipês (Av. Consul Assaf Trad, 4796 – Novos Estados – piso térreo), o atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 10h às 13h e das 14h às 18h, com o servidor Jodnilson Moreira Encina à frente da unidade.

Jodnilson compartilha que atende em média 30 pessoas por semana e que cada atendimento é uma chance de transformação.

Espaço da Funtrab no Fácil Bosque dos Ipês.
Mais de 30 atendimentos por semana.

“As pessoas vêm aqui querendo uma ajuda para instalar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, para tirar dúvidas sobre o mercado de trabalho e para conseguir a tão sonhada vaga de emprego. Eu sempre me dedico em cada atendimento e dou o meu melhor para conseguir ajudar”, afirma.

Um dos casos marcantes foi o de Jailson Rodrigues Monteiro, que conseguiu emprego como encarregado de obras graças ao encaminhamento feito no Fácil Bosque.

“Fui demitido numa sexta-feira. Na segunda, fui até o Fácil, recebi o encaminhamento e na terça fiz a entrevista. Dois dias depois, comecei a trabalhar. Sou muito agradecido pelo atendimento do Jodnilson e pela Funtrab. É a segunda vez que consigo emprego pela Fundação, sempre com respeito e acolhimento”, conta Jailson.

A alegria de Jailson ao mostrar a oportunidade em seu aplicativo da Carteira de Tarabalho Digital.

Para o Secretário Executivo de Direitos Humanos da SEAD, Ben-Hur Ferreira, a integração entre órgãos estaduais é fundamental para garantir inclusão e cidadania.

“O CAM tem por objetivo oferecer diversos serviços de atendimento aos migrantes no sentido de regularizar sua permanência em nosso estado, bem como, oferecer a oportunidade dessa população se integrar ao mercado do trabalho, por meio de capacitações e o de inserção direto nas empresas. Nesse sentido, a SEAD ao oferecer, em parceria com a Funtrab, esse atendimento está facilitando ao Migrante o acesso rápido ao trabalho e na qualidade e melhoria das condições de vida dessas pessoas”, finaliza.

Nesse sentido, a SEAD ao oferecer, em parceria com a Funtrab, esse atendimento no CAM está facilitando ao Migrante o acesso rápido ao trabalho e na qualidade e melhoria das condições de vida dessas pessoas.A descentralização do atendimento é uma estratégia que aproxima os serviços públicos dos trabalhadores, contribui para a inclusão produtiva e fortalece o papel da Funtrab como articuladora de oportunidades no mercado de trabalho. Com atendimentos espalhados por diferentes regiões da capital, a Fundação reafirma seu compromisso com uma política pública acessível, eficiente e transformadora.

Assessoria de Comunicação da Funtrab.

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