A Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) e o Instituto PROA formalizam, no dia 12 de agosto, a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica que marca uma parceria inédita entre as duas instituições. O objetivo é ampliar as oportunidades de qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho para jovens entre 17 e 22 anos que concluíram ou estão cursando o 3º ano do ensino médio em escola pública.
Apesar de já atuar em Mato Grosso do Sul desde 2024, esta é a primeira vez que o Instituto PROA firma um acordo direto com a Funtrab, criando uma ação integrada que permitirá o fortalecimento das políticas públicas voltadas à juventude sul-mato-grossense.
“Essa parceria é um marco importante para o desenvolvimento social e econômico de Mato Grosso do Sul. Nosso compromisso vai além de ofertar cursos. Queremos transformar a realidade dos jovens, proporcionando formação de excelência, alinhada às demandas do mercado de trabalho. O objetivo é garantir que eles não apenas ocupem as vagas disponíveis, mas que tenham reais condições de construir uma trajetória profissional sólida e ascendente”, afirma Marina Dobashi, diretora-presidente da Funtrab.
“Estamos muito felizes com essa parceria porque representa a força do trabalho em conjunto para abrir caminhos para a juventude sul-mato-grossense. Nosso sonho é que cada jovem veja no PROA uma porta de entrada para o futuro que deseja”, destaca Alini Dal’Magro, CEO do Instituto PROA.
Sobre o Instituto PROA
Com atuação nacional, o Instituto PROA nasceu em 2007 com a missão de transformar a realidade de jovens de baixa renda por meio da capacitação para o mercado de trabalho. A instituição já impactou mais de 100 mil jovens em 12 estados brasileiros, oferecendo formações gratuitas, com foco no desenvolvimento pessoal e profissional.
O programa é online, 100% gratuito e voltado para jovens entre 17 e 22 anos que estudaram em escola pública. Em Mato Grosso do Sul, o PROA disponibiliza cursos com duração de três meses, com um encontro virtual por semana, além de atividades na plataforma digital abordando temas como autoconhecimento, projeto profissional, raciocínio lógico, comunicação e preparação para processos seletivos. Ao final, os alunos recebem certificado e têm acesso a uma plataforma exclusiva de vagas, com grandes chances de contratação por empresas parceiras, já que mais de 65% dos formados conseguem entrar no mercado de trabalho em até 6 meses.
Alinhamento com as ações da Funtrab
Para o diretor de Qualificação Profissional da Funtrab, Rony Oliveira, a parceria reforça o compromisso do Governo do Estado em promover ações estruturadas de qualificação.
“Unir o alcance e a metodologia do PROA com a rede de atendimento da Funtrab potencializa os resultados. Vamos conseguir oferecer um suporte mais completo aos jovens, desde a formação até o encaminhamento para o mercado de trabalho”, afirma Rony.
A iniciativa está alinhada com os eixos do programa MS Qualifica, que tem como foco a capacitação profissional e a geração de renda em todas as regiões do Estado.
Depoimento de quem viveu a experiência
Morador de Maracaju, Matheus Diniz Libert Dias é um dos jovens sul-mato-grossenses que passaram pelo curso do PROA e já colhem os frutos da formação:
“Ter tido a oportunidade de dar um upgrade na minha formação profissional com o PROA foi uma experiência que me proporcionou muitas mudanças positivas sobre a maneira com a qual devo me comportar no mercado de trabalho. As tutorias online, juntamente de incríveis e qualificados tutores, atividades em módulos bem organizados e as amizades que fazemos no decorrer dessa jornada são pontos diferenciais da plataforma. Consegui um emprego antes do término do curso, meu primeiro emprego, mas o que aprendi com o PROA se mostrou vital para minha permanência lá e principalmente em elogios por parte dos clientes e inclusive dos empregadores. Todo jovem, independente de classe social ou nível de conhecimento, deveria conhecer a Plataforma PROA. Faça o teste, apenas comece!”
Com essa parceria, a expectativa é ampliar o número de jovens qualificados e inseridos no mercado de trabalho formal, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico de Mato Grosso do Sul.
Assessoria de Comunicação da Funtrab.