Campo Grande(MS) – Na noite desta quinta-feira(29.08), aconteceu a inauguração do Posto de Atendimento ao Trabalhador(PAT), em Chapadão do Sul.
O prefeito João Carlos Krug abriu a solenidade ressaltando a importância da inauguração do Posto para a população, das ações voltadas ao desenvolvimento econômico, apoio às micro-empresas locais, agricultura familiar e meio ambiente.
Em seguida, o diretor-presidente da Funtrab Enelvo Felini destacou o 5º lugar do município em saldo de empregos (no período de janeiro a julho/2019) no último Cadastro Geral de Empregados e Desempregados(Caged), instalação de novas indústrias no MS e responsabilidade como gestor diante da atuação das 31 Casas do Trabalhador no Estado. Ao final, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente Felipe Augusto Scorsatto Batista explanou as funções do PAT.
O PAT é um local voltado totalmente ao trabalhador sul-chapadenses para quem precisa de (re)colocação no mercado de trabalho e oferece a emissão de Carteira de Trabalho, elaboração de currículo, cadastramento no banco de dados e cursos de qualificação e capacitação ao trabalhador e intermediação de vagas de emprego.
A criação do Posto vem ao encontro da necessidade do município em criar um local para que os trabalhadores possam ter o auxílio tanto para quem necessita de emprego quanto para as empresas que precisam de mão de obra qualificada. O PAT fica na Av. Onze, nº 1.000, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente(Sedema).
Participaram da solenidade o vice-prefeito João Roque Buzoli, secretário-adjunto da Sedema André Ricardo dos Anjos, vereadores Paulo Lupatini e Vanderson Cardoso, secretário de Governo Guilherme Diniz e o diretor-executivo da Funtrab Clistiano Fernandes.
Chapadão do Sul
Situado na região do Bolsão, Chapadão do Sul desponta como polo de desenvolvimento econômico entre os municípios da região, onde trabalhadores de todas as regiões do país buscam se estabelecer no município em busca de oportunidades de emprego. Com crescimento populacional de 2,68% em um ano, Chapadão do Sul chega a 25.218 habitantes, segundo a estimativa populacional divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, IBGE, na última quarta-feira(28.08).
Com esse novo número, Chapadão do Sul que anteriormente era 21ª maior cidade do Mato Grosso do Sul, passa a ser a 20ª, ultrapassando Anastácio. Além disso, o município foi a quarta cidade com maior índice de crescimento segundo o Instituto ficando atrás apenas de Itaporã (4%), Sidrolândia (2,82%) e Nova Alvorada do Sul (2,73%).
Cláudia Yuri (Fundação do Trabalho de MS)