Campo Grande(MS) – Com a finalidade de aumentar as possibilidades de inserção e promover a reinserção dos trabalhadores no mercado do trabalho e outras formas de geração de trabalho e renda, o governo do Estado inaugura nesta quinta-feira(10), às 9 horas, a Casa de Qualificação, localizada na Rua 7 de setembro, 912 (entre as ruas Rui Barbosa e Pedro Celestino), no Centro da Capital.
O Governo do Estado, responsável pela demanda de qualificação social e profissional, empenha-se em resgatar a mão de obra qualificada em prol da melhoria da qualidade de vida da população, realiza investimentos nos cursos de qualificação.
A Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul(Funtrab), que tem como finalidade formular a Política Pública de Emprego Trabalho e Renda no âmbito do Estado, apresenta uma proposta inovadora que é a Casa de Qualificação, cujos objetivos são: qualificar os trabalhadores e trabalhadoras com cursos profissionalizantes de, no mínimo, 40 horas; encaminhar os qualificados para o mercado do trabalho através da Intermediação de Mão de Obra, Banco Cidadão e Economia Solidária e encaminhar os qualificados (interessados em elevar sua escolaridade) à Secretaria Estadual e Municipal de Educação.
O diretor-presidente da Funtrab, Wilton Acosta, afirma ter grandes expectativas nesta iniciativa. “A Casa de Qualificação possui capacidade para atender aproximadamente 1.800 trabalhadores por mês, portanto, isto resgata um dos principais compromissos de campanha do governador Reinaldo Azambuja, que é o da qualificação profissional”, comemora.
O projeto surgiu devido à grande necessidade de qualificação social e profissional dos trabalhadores do Estado. De janeiro a outubro deste ano, a Funtrab por meio das 31 Casas do Trabalhador no MS, atendeu 475.522 pessoas até o mês de outubro, dentre essas, 80.000 foram encaminhadas para as vagas intermediadas, das quais 14.644 foram reprovadas por não estarem dentro do perfil que a vaga exige.
No contexto atual, o que se presencia é um inusitado fenômeno no mercado de trabalho nacional: se de um lado vemos significativos contingentes de pessoas desempregadas em busca de uma colocação no mercado do trabalho, de outro lado há empresas de setores dinâmicos da economia que não conseguem preencher seus quadros de funcionários em virtude da escassez relativa de trabalhadores qualificados para determinadas tarefas. Nos dias atuais, discute-se sobre possibilidades de inserção ocupacional em determinados segmentos sociais e de geração de renda, onde prevalecem os atributos do indivíduo qualificado.
Inscrições abertas no dia da inauguração
Inicialmente, a Casa de Qualificação disponibiliza os seguintes arcos ocupacionais: Alimentação, Comércio, Beleza e Estética, Telemática, Turismo e Hospitalidade.
Já no dia da inauguração as inscrições serão abertas a partir das 8 horas, na Rua 7 de setembro, 912, pois o início dos cursos já acontece na sexta-feira(11). Os candidatos interessados devem ter a idade mínima de 16 anos completos e escolaridade de acordo com a exigida na ementa de cada curso e devem trazer RG, CPF e comprovante de residência. Podem se inscrever: desempregados e/ou empregados sob risco de desocupação; trabalhadores beneficiários do Seguro Desemprego; trabalhadores beneficiários dos programas sociais; jovens que buscam emprego, ocupação e renda e empreendedores, artesãos e autônomos. Os candidatos pode se inscrever em até 2 cursos.
Os cursos terão carga horária de 40 horas e acontecerão inclusive aos sábados e domingos, com a opção de escolha no período matutino, vespertino ou noturno. Não serão fornecidos vale transporte e nem lanche.
Além de situar bem no Centro da Capital, a Casa possui uma estrutura com 10 salas climatizadas, 02 laboratórios de informática, 01 cozinha industrial, banheiros adaptados para pessoas com deficiência, além de um espaço privilegiado direcionado aos cursos da área de Beleza e Estética.
Cláudia Yuri
Assessoria de Comunicação Funtrab