Nesta terça-feira (22), a Funtrab participou de uma reunião de alinhamento de trabalho para rever as ações que já foram realizadas e planejar novas parcerias para intensificar oportunidades de emprego para atender pessoas em situação de rua.
O encontro, que foi organizado pelo Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, contou com a participação de representante da (SEAD Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos). Além de coordenadores e coordenadoras dos acolhimentos institucionais e Centro Pop.
Por meio do programa MS Qualifica, 20 pessoas em situação de vulnerabilidade se formaram no curso “Processos Logísticos de Estoque e Compras”, em julho deste ano.
Para a diretora-presidente da Funtrab Marina Dobashi, o objetivo é sempre atender cada vez mais pessoas no âmbito da qualificação, com foco na empregabilidade.
“As parcerias são fundamentais para que tenhamos sucesso nas ações de política pública. desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária. Nosso foco é oferecer oportunidades para que cada um possa reconquistar sua dignidade através do trabalho e do conhecimento”, ressalta.
Já a defensora pública Thaisa Raquel Medeiros de Albuquerque Defante, acredita que iniciativas como essas reafirmam o compromisso com o desenvolvimento humano e com a construção de uma cidade que acolhe e oferece oportunidades para todos.
“Precisamos ter mais ações e sermos assertivos para que os resultados sejam satisfatórios. Estou aqui para ajudar no que for preciso”, declara.
Esteve presente na reunião, o diretor de qualificação profissional, Rony de Oliveira, que explicou como são realizadas as parcerias.
“A gente entra em contato com as instituições parceiras que dão as capacitações. Após a realização delas, a gente fala com as empresas que têm interesse nessa mão de obra e fazemos essa ponte de conectar empregador e futuros empregados. O papel das casas de acolhimento é trazer essas pessoas até nós para matricularmos elas nos cursos”, finaliza.
Por fim, o diretor de Relações de Emprego de Atendimento ao Trabalhador, Luiz Eduardo Ferreira Rocha, apresentou alguns resultados de ações que a Funtrab já desenvolveu e apresentou novas ideias.