Nos dias 21 e 22 de novembro, em Brasília, aconteceu o Seminário Técnico Regional do Sistema Nacional de Emprego (Sine) da Região Centro-Oeste, que teve como objetivo compartilhar os resultados do Projeto Transformação do Sine. O projeto faz parte de um acordo de cooperação técnica entre o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o governo da França, visando implementar ações para melhorar a eficiência das agências do Sine.
O projeto, resultado de uma parceria entre o Ministério do Trabalho e Emprego e o governo francês, foi apresentado aos representantes do Sine da Região Centro-Oeste (MS, MT GO e DF). Como convidados, estiveram presentes os representantes Do Paraná, Alagoas e Roraima.
Devido à heterogeneidade regional do Brasil, foram escolhidos dois Estados distintos para a implantação de projetos pilotos, Roraima e Paraná. Nessas localidades, foi realizado um diagnóstico territorial do mercado de trabalho, realizadas dinâmicas inovadoras para intermediação de mão de obra e realizadas pesquisas de satisfação.
Uma das metas é diminuir o tempo de reinserção de pessoas desempregadas no mundo do trabalho. Atualmente, os 26 estados, o Distrito Federal e 35 municípios estão credenciados para ofertarem os serviços do Sine, como Seguro-Desemprego, intermediação de mão de obra e qualificação profissional. Das 1.434 agências do Sine no país, 146 estão no Centro-Oeste.
Conforme o diretor de Relações de Emprego e Atendimento ao Trabalhador da Funtrab, Luiz Eduardo F. Rocha, o projeto faz parte do processo de reestruturação das políticas públicas de trabalho e renda no país. “Durante o evento foram difundidas as boas práticas realizadas nesses Estados, visando atendimento mais humanizado ao trabalhador. Foi um seminário bem prático e operacional, onde também foram discutidos os problemas do sistema que tem constantemente oscilado e foi cobrada uma assiduidade maior com os treinamentos periódicos nas agências do SINE. Nós, aqui do MS, abordamos sobre o Feirão simultâneo da Bioenergia em 10 municípios, do Feirão da Empregabilidade (semanal), os mutirões realizados no Comando Militar do Oeste(CMO), Pessoas Com Deficiência(PcD) e atendimento a migrantes, enfim, pra estar conectando os trabalhadores em geral”, explica o diretor.
Projeto Transformação do Sine
O acordo de cooperação técnica internacional com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), financiadora do projeto, foi assinado em janeiro de 2023, permitindo que seja aplicado nas agências do Sine as estratégias utilizadas na intermediação de mão de obra da France Travail, o serviço público de emprego francês, com o apoio técnico da Expertise France.
O seminário da região Centro-Oeste é o quinto a ser realizado no país e visa divulgar os resultados do projeto, que está na reta final, além de compartilhar experiências de boas práticas entre os agentes credenciados do Sine. Para 2025, está previsto o último seminário regional abrangendo o Sul e um final com todos os Estados em julho.
Com informações do www.gov.br
Cláudia Yuri, Funtrab