Campo Grande (MS) – A Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), criou em 2015 o “Projeto Rede Solidária”, Unidade Ruth Cardoso, no bairro Dom Antônio Barbosa. Para atender as pessoas em situação de vulnerabilidade e beneficiários do “Programa Vale Renda”. No local são ofertados cursos de qualificação social e profissional, há também trabalhos desenvolvidos na área da educação, cultura, esporte, saúde e segurança, dentre outros.
A Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) é vinculada a Sedhast, e ficou responsável pela qualificação social e profissional no Rede Solidário, com ações em dois arcos ocupacionais, Alimentação e Vestuário, por meio do projeto “Tecendo Renda e Pão & Sonhos”, com cursos de costura e panificação.
Neste mês iniciou mais duas turmas em cada curso, com 80 alunos. Para que os cursos sejam efetuados com sucesso, a Funtrab e a Federação dos Deficientes físicos de Mato Grosso do Sul, realizaram uma capacitação para formação de formadores.
A Funtrab iniciou os cursos de qualificação no Rede Solidária no final de 2015, e qualificou sete turmas com 83 alunos.Os cursos de panificação e costura são realizados por meio de aulas práticas, ministradas por profissionais qualificados.
Os matérias são disponibilizados para os alunos, no curso de costura ocorre aulas de costura em geral e customização. No de panificação e com a produção de pães, bolos, salgados em geral e confeiteiro. Todos os produtos elaborados ficam com os participantes, para reverter em renda para subsidiar o custeio da família.