Campo Grande(MS) – A Fundação do Trabalho de MS(Funtrab) realiza a quarta edição do “Dia D” nesta sexta-feira(29), que reúne as empresas empregadoras e os trabalhadores com deficiência e reabilitados do INSS(Instituto Nacional de Seguro Social), para promover a inclusão das Pessoas com Deficiência (PcD) no mercado formal de trabalho.
Neste dia, o atendimento será das 7h30 às 17 horas, no prédio da Funtrab, situado à Rua 13 de maio, 2773, Centro. Será um dia exclusivo para atender somente às pessoas com deficiência ou que tenham cumprido o Programa de Reabilitação Profissional pelo INSS. É necessário levar a Carteira de Trabalho, RG, CPF e no caso de beneficiário reabilitado, levar também o certificado emitido pelo INSS.
Além de fortalecer as políticas de empregabilidade para as Pessoas com Deficiência, o ‘Dia D’ envolve um conjunto de eventos que ocorrem em diversas cidades de todo o país, proporcionando espaços para o encontro entre pessoas com deficiência e reabilitados do INSS, que têm interesse em ingressar no mercado de trabalho e as empresas que precisam cumprir as cotas de inclusão desse público.
O evento está concentrado no dia 29 de setembro, ocorre em todos os Estados e a ação é coordenada pelo Ministério do Trabalho, por meio das Superintendências Regionais do Trabalho(SRTE’s), do Sistema Nacional do Emprego(Sine) e de órgãos governamentais parceiros.
‘ Dia D ’
A mobilização faz parte da Agenda do Trabalho Decente e do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência “Viver sem Limite”, que promove a inclusão e a igualdade, com ações de qualificação de trabalhadores e conscientização das empresas.
A iniciativa partiu de experiências realizadas em Mato Grosso, em 2012, e na Bahia, em 2013, onde apresentaram excelentes resultados, em especial na mobilização e conscientização de atores locais. Diante do sucesso da experiência, neste ano acontece a 3ª edição do Dia D – Dia Nacional da Contratação da Pessoa com Deficiência.
Cláudia Yuri (Fundação do Trabalho de MS)