Campo Grande(MS) – O diretor-presidente da Fundação do Trabalho de MS(Funtrab), Enelvo Felini, recebeu a visita do presidente do Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Estado de Mato Grosso do Sul(Sintag/MS), Osvaldelino Escobar.
O presidente do Sintag/MS discutiu com Enelvo Felini o apoio da Funtrab com relação à realização de cursos de qualificação para a categoria. Escobar também é coordenador estadual das Eleições do Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas. Em pauta, foram discutidos assuntos como as eleições do Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas a ser realizada no dia 7 de setembro e gestão atual.
O técnico agrícola, em suas diferentes habilitações, está descrito como o profissional que presta assistência e consultoria técnica, orientando diretamente produtores sobre produção agropecuária, comercialização e procedimentos de biosseguridade. Executa projetos agropecuários em suas diversas etapas. Planeja atividades agropecuárias, verificando viabilidade econômica, condições edafoclimáticas e infraestrutura. Promove organização, extensão e capacitação rural; fiscaliza produção agropecuária; desenvolve tecnologias adaptadas à produção agropecuária e pode disseminar produção orgânica.
Trabalha em empresas públicas e privadas, em atividades de extensão rural e de pesquisas agropecuárias e em órgãos fiscalizadores ou públicos. Trabalha como assalariado, com Carteira assinada, ou como autônomo, prestando consultoria técnica. É supervisionado ocasionalmente e as atividades se desenvolvem a céu aberto, nos horários diurnos. Pode trabalhar sob forte pressão e, em algumas das atividades, pode estar sujeitos à exposição de material tóxico.
Cláudia Yuri (Fundação do Trabalho de MS)
Fotos: Luiz Valney (Xuxa)