Campo Grande (MS) – Nesta manhã os servidores públicos da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) obtiveram orientações por meio de uma palestra sobre as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, a Dengue, Zika vírus e Febre Chicungunha. A iniciativa é uma parceria do Governo do Estado com a Prefeitura Municipal de Campo Grande, que integram as ações de enfrentamento ao mosquito transmissor dessas doenças.
O Educador em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau), Geremias Ferreira Mendes, ministrou à palestra referente às orientações necessárias das quais se devem realizar no dia a dia, tais como: não deixar local com água parada nas residências, olhar sempre o compartimento que acumula água nas geladeiras, abrir portas e janelas quando o fumacê com inseticida passar na rua, dentre outras.
De acordo com o Educador Geremias, “não é uma questão só de conhecimento, mas de consciência, ter atitude, ou seja, cada um deve fazer a sua parte, para combater o mosquito é preciso união de forças”, declarou.
Dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), relatam que foram notificados 12.219 casos de Dengue no MS, de 2010 a 2016, e de Febre Chicungunha foram 116 casos.
Orientações da SES:
Descarte todos os objetos não utilizados que estiverem expostos às chuvas e podem acumular água: pneus, latas, garrafas, baldes, etc.
Tampe os tonéis e depósitos de água e troque diariamente a água dos bebedouros dos animais.
Coloque terra ou areia nos vasinhos de plantas, ou lugares que acumulem água.
Coloque o lixo em sacos plásticos, e mantenha a lixeira completamente tampada.
Tampe bem os recipientes que utiliza para acondicionar água: garrafões, jarras, taques, etc.
Troque a água das plantas a cada três dias.
Evite deslocamento para áreas onde há transmissão instalada do vírus. A ocorrência de casos na comunidade deve ser comunicada imediatamente para as autoridades de saúde pública a fim de permitir a implementação de medidas de controle.
PLANTÃO CIEVS ESTADUAL
Disque Notifica :08006471650 (24 horas);
(67) 84574422 (LIGAÇÕES, MENSAGENS, WHATSAPP 24 horas);
E-NOTIFICA:cievs.ms@hotmail.com(24 horas)cievs@saude.ms.gov.br(expediente).
Magna Melo Assessoria de Comunicação
Fotos: Xuxa
Com informações da SES